Artigo

«A Raia» é uma viagem «apaixonante e divertida» pela História

11.12.2013

Com a estreia da nova série do canal História, "A Raia", a 10 de março, a tvPRIME teve a possibilidade de entrevistar a Diretora Geral do The History Channel Ibéria, Carolina Godayol, que nos fez um balanço do primeiro ano do canal em português, falando também da série e do que poderemos esperar da programação.

tvPRIME - Agora que o canal História em português está quase a completar um ano, é possível fazer um balanço sobre o sucesso do canal?
Carolina Godayol -
O História foi o único canal na sua categoria a aumentar a audiência em 30% e, tendo em conta o ambiente cada vez mais competitivo, este crescimento tem um mérito duplo.
Ao mesmo tempo, graças a este esforço, teve a possibilidade de incluir uma programação especial, direcionada exclusivamente para o mercado português, com destaques como os especiais do Dia da República, a efeméride de Aristides de Sousa Mendes entre outros eventos relevantes no panorama histórico português. Em abril, a nossa audiência poderá ver uma semana completa de conteúdo dedicado a comemorar o 39.º aniversário do 25 de abril.
Não só a nossa imagem mudou para um enfoque ótimo para a audiência portuguesa, mas também os nossos horários, destaques e conteúdos estão completamente focados em Portugal. Continuamos a melhorar de dia para dia, mas o percurso deste ano já começa a indicar uma senda de êxitos.

tvPRIME - A escolha deste projeto, "A Raia", deveu-se a alguma motivação em particular?
Carolina Godayol -
Nós que temos a sorte de viver em Espanha ou Portugal, muitas vezes esquecemo-nos que estamos rodeados por uma beleza paisagística e um legado histórico únicos no mundo. Temos dois povos vizinhos, com a sua diversidade cultural e linguística, que além de serem estratégicos comercialmente, partilham idiossincrasias, hábitos e tradições que nos unem mais do que nos separam. O objetivo da série “A Raia” é oferecer, ao espetador de ambos os países, uma viagem apaixonante pela sua própria história, que lhe permita desfrutar da beleza que nos rodeia, aprender com o nosso passado e ver as enormes possibilidades que nos oferece o futuro.
“A Raia” aproxima o espetador a cada uma das localidades que fazem parte da fronteira entre ambos os países e convida-o a reconhecer a sua identidade de forma divertida, ao longo das experiências que vivem os nossos protagonistas nestes seis capítulos.

tvPRIME - Falando de televisão por cabo, acha que Portugal estaria preparado para programação pay-per-view, tendo em conta a qualidade da televisão por cabo no nosso país?
Carolina Godayol -
A televisão por cabo em Portugal, a sua oferta de conteúdos, preço e tecnologia, está à altura das operações mais bem-sucedidas a nível mundial. Além de ter operadores de televisão competitivos e orientados para a excelência, a população portuguesa é uma “early adopter” da tecnologia, muito mais aberta a aceitar mudanças e inovação que outras sociedades europeias. Por tudo isto, não só acredito que estão preparados para o PPV, mas que também seguramente se as empresas fornecedoras do serviço decidirem fazê-lo será de forma competitiva e eficiente.

tvPRIME - O canal História está a preparar mais novidades para o canal português?
Carolina Godayol -
Temos muitas novidades que estamos a preparar e que estamos a produzir e organizar com enorme empenho. Iremos anunciando cada uma delas quando estiverem preparadas para a sua “apresentação em sociedade”, por enquanto apenas podemos convidar respeitosamente os nossos espetadores a seguir o Canal História e a avaliarem as novidades que iremos incorporando.

Comentários