Artigo

«A Vida Desde o Espaço», duas horas com vista para a Terra

Produzir um evento televisivo ao vivo a partir de um estúdio situado a 250 milhas acima da superfície da Terra e viajar a 4.9 milhas por segundo? Esta foi a tarefa do National Geographic Channel (NGC) em ‘A Vida Desde o Espaço’, especial emitido no próximo domingo, 30 de março.

Howard T. Owens, o Presidente do NGC, anunciou que ‘A Vida Desde o Espaço’ (‘Live From Space’ no original) é um "espectacular e inovador" evento televisivo de duas horas da Arrow Media que transmitido a partir da estação espacial internacional (ISS) e do Mission Control em Houston.

Com acesso único e imagens do ISS e do Mission Control, o NGC vai entrou em órbita com os astronautas Rick Mastracchio e Koichi Wakata, que estiveram no ISS, enquanto o astronauta Mike Massimino (conhecido por consertar o Hubble Telescope) acompanhou em terra a partir de Houston.

A ISS faz órbita à terra em cada 90 minutos, e assim o canal leva os espectadores numa viagem à volta do mundo onde poderão ver imagens e fotografias do planeta, desde o nascer até ao por do sol, às luzes das cidades, aos raios e trovões e estrelas cadentes.

Para os que acompanharam a recente emergência que levou dois astronautas a substituir um sistema refrigerador vital no ISS, ‘A Vida Desde o Espaço’ garante mostrar, ainda mais intimamente, o que é preciso para controlar este mundo flutuante. Desde o espaço, Mastracchio e Wakata vão dar aos espectadores uma inteira visita guiada, mostrando como conseguem viver durante meses na microgravidade: como conseguem dormir de pernas para o ar, manter-se em forma, conseguir uma boa higiene pessoal. Mostram também como é que a ciência no espaço está a beneficiar a Terra, com o exemplo dos sistemas robóticos do ISS que são a inspiração para um robot neurocirúrgico que remove tumores cerebrais. Astronautas, controladores de voo e pesquisadores serão apresentados em segmentos desde a ISS e o Mission Control da NASA durante as duas horas de documentário.

A apresentação deste especial esteve a cargo da jornalista e produtora Soledad O’Brien, que estará presente ao vivo desde o Mission Control em Houston durante todo o programa. “Para aqueles que ficaram excitados com o filme ‘Gravidade’, penso que ficarão ainda mais impressionados pelo incrível trabalho que está a ser feito, todos os dias, a bordo da ISS e os riscos tremendos e sacrifícios que os astronautas têm de enfrentar. Vamos poder testemunhar o maior programa para além da Terra”, antecipa.

‘A Vida Desde o Espaço’ foi emitido em direto nos Estados Unidos a 14 de março e a emissão em Portugal está agendada para 30 de março, às 23h20.

Comentários