Os Nazis venceram a Segunda Guerra Mundial. Este é o ponto de partida de ""The Man in the High Castle",  série original da Amazon que estreou dez novos episódios no passado dia 20 de novembro.

Para promover a série de Ridley Scott, o serviço de streaming decorou os bancos do metro de Nova Iorque com símbolos associados à Alemanha Nazi e espalhou vários cartazes pela cidade.

Depois da polémica em relação à campanha de marketing ter dominado as redes sociais, esta terça-feira, 24 de novembro,  a New York City Transit e a Metropolitan Transportation Authority revelaram que o serviço de streaming decidiu retirar todos os anúncios. Segundo a Variety,  os responsáveis pela Amazon não se mostraram disponíveis para comentar o assunto.

"Os padrões atuais proíbem propagandas políticas. A não ser que acreditem que a Amazon está a defender o controlo Nazi sobre os Estados Unidos, então a campanha está dentro dos padrões. Eles estão apenas a promover uma série", defendeu um representante do metro de Nova Iorque, antes da Amazon anunciar que iria terminar a campanha.

Em abril, o MTA, companhia responsável pelos transportes públicos nova-iorquinos, decidiu proibir todas as campanhas publicitárias com referências políticas ou que possam incentivar o ódio. Segundo Kevin Ortiz, porta-voz da companhia, a nova campanha da Amazon cumpre as normas previstas. "Os anúncios não violam os nossos paradões de anúncios com conteúdo neutro", disse Ortiz ao Buzzfeed.

 "The Man in the High Castle", série produzida pela Amazon, tem como base o romance de Philip K. Dick de 1962. Tal como no livro, a série foca-se nas consequências do conflito armado, 15 anos depois do final da Segunda Guerra Mundial. Ao contrário da realidade, a história mostra como ficou o mundo com a vitória dos Nazis, onde os Estados Unidos ficaram sobre a alçada da Alemanha nazi e do Japão.

No livro, o mundo vive cheio de dúvidas e de incertezas. Para obterem respostas, os cidadãos (excepto os alemães) guiam-se diariamente pelo milenar livro chinês “I Ching”, que apresenta oito figuras que alegadamente mostram tudo o acontece na terra e no céu.

Veja na galeria as fotografias partilhas nas redes sociais:

 


Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.