Artigo

Amazon Fire TV quer mudar funcionalidades e hábitos televisivos

A Amazon lançou nesta quarta-feira um dispositivo multimédia num evento em Nova Iorque, entrando assim num mercado em expansão nos Estados Unidos.

A Amazon Fire TV é uma pequena caixa que pode ser ligada à televisão e faz parte dos esforços da empresa para aumentar o número de utilizadores dos seus programas originais. "É uma pequena caixa, com muitas utilidades", afirmou o vice-presidente da Unidade Kindle da empresa, Peter Larsen, no lançamento do produto.

O mecanismo também permite aos utilizadores ouvir música e, com um comando extra, jogar jogos. Larsen afirmou que os dispositivos do tipo já existentes "tornam a exibição muito frustrante" e que a Fire TV vai simplificar a experiência.

O aparelho, lançado inicialmente apenas nos Estados Unidos, custará 99 dólares. O mecanismo disputará, entre outros concorrentes, com o Chromecast, do Google.

Por ter um código aberto, o Fire TV vai permitir aos seus utilizadores assistir a vídeos de outras empresas, como o Netflix e o Hulu.

"Um mecanismo de busca por voz significa que não será preciso digitar em teclados. Temos um instrumento que vai prever o que queremos ver e deixar o vídeo pronto. E permite assistir não apenas aos nossos programas, mas também aos do Netflix, do Hulu, e mais", declarou o fundador do site, Jeff Bezos, em comunicado.

O lançamento decorreu dias depois de a Amazon anunciar que vai produzir seis novos programas originais. Os vídeos estão disponíveis para os assinantes do Amazon Prime, um serviço de assinatura que também oferece benefícios nas compras na internet. O site também revelou recentemente ter adquirido os direitos de exibir online a oitava temporada da série "24".

A Amazon está ainda a trabalhar em conjunto com várias empresas de videojogos, como Electronic Arts, Disney, Ubisoft e Sega. "Cerca de 100 jogos estão disponíveis a partir de hoje. E milhares estarão no próximo mês, quando for lançado o aplicativo do Fire TV, que permitirá o uso de jogos com a tecnologia de toque", anunciou a companhia. "Teremos muitos jogos em uma caixa tão pequena e com um preço surpreendentemente baixo - em média, 1,85 dólares".

@AFP

Comentários