Artigo

"American Idol" cancelado depois de 15 temporadas

"American Idol" chega ao fim após 15 temporadas, anunciou a Fox esta segunda-feira.

“Não é uma decisão fácil, mas é a hora certa de terminar esta corrida. Não queríamos fazer isso de uma forma que parecesse especial e comemorativa”, disse o presidente do grupo Fox, Gary Newman, explicando que será uma temporada especial de fecho.

O programa de talentos norte-americano, inspirado no "Pop Idol" do Reino Unido, atingiu o pico de audiências na quinta temporada (2006), com uma média semanal de 31,1 milhões de telespectadores.

As audiências começaram a descer em 2010, quando Simon Cowell trocou "American Idol" por "X Factor". O surgimento do "The Voice" na NBC também mexeu com as audiências que se dispersaram pelos três programas de talentos norte-americanos.

Além da queda na popularidade, os salários elevados dos elementos dos júri podem ser outro motivo a ditar o fim do programa.

A última temporada do "American Idol" vai para o ar no início de 2016 e será uma espécie de homenagem aos 14 anos do programa.

Kelly Clarkson, Carrie Underwood, Jennifer Hudson e Adam Lambert foram alguns dos concorrentes que vingaram no mundo da música depois de passarem pelo programa. No total, os concorrentes de "American Idol" já venceram 13 Grammys.

Em Portugal, a SIC adapta o formato desde 2003, em "Ídolos". Atualmente está em exibição no canal de Carnaxide a sexta temporada, com Maria João Bastos, Pedro Boucherie Mendes e Paulo Ventura como jurados.

@Tiago David

Comentários