"A RTP dá as boas-vindas a Ana Lourenço e congratula-se pelo facto de a jornalista ter aceitado o desafio da RTP e onde assumirá funções como pivô no canal de informativo do operador público, RTP3", lê-se no comunicado enviado pelo canal de informação.

A demissão da jornalista, ao fimd e 15 anos na estação, deu-se na mesma altura em que Pedro Norton anunciou a saída do grupo Impresa e três meses depois de António José Teixeira ter deixado o cargo de diretor da SIC Notícias, tendo sido substituído por Alcides Vieira.

Ana Lourenço estreou-se nas antenas piratas da Margem sul, formou-se aos microfones da rádio TSF, foi repórter parlamentar e pivot da TVI e , em 2002, mudou-se para o canal de informação de Carnaxide.

Em entrevista a Anabela Mota Ribeiro, a jornalista revelou que deu o passo para ir para a TVI. "Na altura fui eu que dei o passo. O Artur Albarran já me tinha convidado dois ou três anos antes para a RTP. Eu agradeci imenso, mas disse: Não gosto de televisão, a minha paixão é a rádio", contou Ana Lourenço à revista Selecções do Reader’s Digest em 2005.

"Saí da TSF para a TVI, e a experiência correu bem, e saí da TVI para a SIC Notícias. Tenho tido até sorte, nos momentos em que decido fazer a escolha. Não quero é ter de carregar o peso de uma má decisão", explicou a jornalista em 2005.