No ano de celebração do centenário das aparições de Fátima, o canal História estreia o documentário"As Faces de Fátima". As gravações já arrancaram e estão a decorrer em cidades portuguesas como Fátima, Porto, Santarém, Coimbra, Leiria e Lisboa.

"Todos os decores remetem para a localidade da Cova de Iria, algumas zonas históricas, o Santuário e o local das aparições e zonas envolvente – tentando enquadrar a realidade histórica do acontecimento da Cova de Iria, as suas implicações sociais e económicas, bem como as consequências que teve na igreja, na terra, no país, no mundo e nas crianças que tiveram relevância nesse acontecimento", explica o canal em comunicado.

Através de explicações de especialistas convidados - teólogos, historiadores, sociólogos, antropólogos, médicos, psicólogos, escritores, filósofos, arqueólogos, físicos, matemáticos, budistas, judeus e islâmicos -, a produção do canal vai dar voz às diversas teorias.

"Fátima é um fenómeno muito relevante não apenas na história de Portugal mas também na história do ocidente. Fátima não é apenas uma aparição e um elemento essencial para a o desenvolvimento sociocultural, económico e até político. Como motivo de celebração do centenário das aparições de Fátima, pretendemos neste documentário, comparar a evolução do culto a Fátima e sua 'construção' narrativa entre 1917 e 1941, até à época das 'Memórias' tardias da Irmã Lúcia. Estamos a explorar os lugares mais emblemáticos para a nossa história e a recorrer à utilização de elementos gráficos para retratar a época", frisa Carolina Godayol, diretora general de The History Channel Ibéria.