Artigo

Aulas de "Chef's Academy 2014" estão quase a começar

Catarina Furtado e chefes profissionais recebem, a partir de domingo, mais uma equipa de "Chef's Academy". O ano letivo arranca a 13 de setembro, pelas 21h15, na RTP1.

"Chefs' Academy" é o primeiro programa de televisão que forma cozinheiros desde o início. Este é um formato de cozinha que além da componente de concurso pretende ensinar verdadeiramente a cozinhar, anuncia a RTP1.

A primeira edição formou 12 alunos ao longo de 12 semanas. Neste segundo ano letivo, o programa recebe 12 novos aspirantes a cozinheiros para 16 semanas de formação. Todas as semanas são dadas aulas por chefes profissionais. Nenhum concorrente será expulso, mas através de um sistema de pontos um deles será eleito o grande vencedor. Esta aprendizagem não se reduz ao espaço da escola, mas acontece também em aulas exteriores, em locais de grandes produções nacionais, levando todos até à origem dos produtos. E no segundo ano letivo a escola leva os alunos para o campo, através da nova horta da academia.

As 50 pessoas mais motivadas chegaram a um casting final onde enfrentaram, pela primeira vez, o corpo docente. Para pertencer ao grupo de 12 alunos, cada um dos candidatos teve de escrever uma carta de motivação onde demonstrou a vontade que tem para entrar na escola e fez ainda quatro cortes de legumes previamente ensinados pelo Diretor Chefe Cordeiro. O corpo docente escolheu depois os 12 finalistas, aqueles que demonstraram mais paixão pela cozinha, mais motivação e mais alma.

Após entrarem na Chefs' Academy, os 12 alunos escolhidos serão apresentados por Catarina Furtado, que viajou até à terra natal de cada um para perceber quem são. Vão também conhecer a horta da escola, onde lhes será apresentado o Eng. Sassetti, que os vai ajudar, durante todo o ano letivo, a conhecer melhor os produtos da terra. A primeira aula será lecionada pelo Diretor Cordeiro e destaca pratos com legumes grelhados e picles.

Depois da primeira aula chegará o momento da primeira prova, onde os alunos terão de aprender a gerir os seus pontos na loja. De seguida vão ser avaliados um a um pelo Diretor Cordeiro e pelo Professor Henrique Sá Pessoa, que provam os seus pratos. Conheça a equipa de chefes desta edição na galeria de fotos abaixo.

Comentários