Artigo

«Big History» promete derrubar barreiras entre História e Ciência

"Big History", a nova aposta do Canal História, é uma série de 16 episódios e um especial de duas horas exibida em 150 países que pretende derrubar as divisões entre a Ciência e a História. Até 20 de janeiro, há dois episódios por noite a partir das 22h50.

Bryan Cranston, o protagonista de "Breaking Bad", foi o professor de química mais amado (ou insultado) na televisão. Agora, torna-se professor de História ao narrar "Big History".

“A melhor forma de entender Big History é pensar como aprendemos História na escola. Podemos chamar-lhe “história tradicional”. Olhamos para a história tradicional como uma linha temporal com um ponto de partida no início das primeiras civilizações humanas em locais como a Mesopotâmia e Egito. Seguindo essa linha temporal, a história tradicional ensina-nos sobre factos significativos que aconteceram no mundo entre essa época e a atualidade - impérios, religiões, conquistas, revoluções, indústrias, democracia - até chegarmos a 2013.” – revelam Paul Cabana, vice-presidente sénior e diretor de programação, e Kristen Burns, produtora executiva

Em vez de deixar a cargo da ciência a explicação de milhares de milhões de anos, "Big History" tenta juntar tudo o que alguma vez aconteceu numa história completa que pretende mudar a forma como se olha para a história e como tudo aconteceu.

“Big History é mais uma das nossas ambiciosas e surpreendentes produções que revela uma rede quase infinita de ligações entre momentos icónicos na história e eventos épicos, por isso o segredo foi contar uma grande história em apenas 10 horas, sem aprofundar muito um só tema. Esta série vai levantar questões com que a humanidade se tem debatido desde que existe no planeta. Não podemos afirmar que temos todas as respostas, mas o final oferece uma teoria que vai alterar a forma como olhamos o mundo à nossa volta e mudar a nossa perspetiva sobre os acontecimentos históricos que pensávamos conhecer”, revela Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Ibéria.

"Big History" é um movimento académico que teve origem há duas décadas quando um grupo de professores começou a acreditar que estava a refrear a imaginação dos estudantes ao ensinar as disciplinas divididas. Tiveram uma ideia revolucionária: juntar ciência e história e usar a história para revelar o poder da ciência.

Comentários