Artigo

Canal História aborda a vertente religiosa da quadra natalícia

O canal por cabo vai exibir programação especial nos dias 24 e 25 de dezembro dedicada a esta época do ano.

Acesso secreto: O Vaticano

Uma visão reveladora dos segredos do Vaticano - o Arquivo Secreto, a Guarda Suíça e outros tesouros ocultos. Os espectadores podem saber como escavações num antigo cemitério, sobre o qual se construiu o Vaticano, trouxeram à luz objetos de valor incalculável, entre eles, ossadas de São Pedro.

Os espectadores do canal podem ainda entrar no Arquivo Secreto do Vaticano, um conjunto de salas e bibliotecas que contém alguns dos documentos mais valiosos da História, e podem ficar a par da segurança do Vaticano e as práticas e procedimentos exclusivos que os guardas suíços (a guarda de elite do papa), a polícia do Vaticano e a polícia italiana têm de levar a cabo.

Segunda-feira 24, às 18:40. Terça-feira, 25, às 01:20, às 08:25 e às 13:40.

À procura de Deus

Há muito tempo que ciência e a fé têm tido opiniões divergentes sobre algumas das questões mais fundamentais do universo e, em certos casos, tal teve consequências fatais. No entanto, enquanto a humanidade procura saber se Deus existe, a religião e a ciência unem-se uma aliança insólita. "Será que as novas descobertas científicas e a tecnologia da era digital poderão dar-nos provas tangíveis da existência de Deus?", questiona o canal. Seja nos recantos mais remotos do universo ou no interior da mente humana, cientistas e crentes de todo o mundo usam a ciência para abrir novas fronteiras nesta busca definitiva.

Episódio 1: Segunda-feira, 24, às 20:20. Terça-feira, 25, às 04:55 e às 15:20.
Episódio 2: Segunda-feira, 24, às 21:10. Terça-feira, 25, às 05:45 e às 16:10.

Catedrais, a tocar o céu

Embarque na viagem aos locais onde se encontram as edificações mais belas e misteriosas da Europa. O documentário visita as catedrais góticas de Saint-Étienne de Sens, Canterbury e Colónia. Estas "pirâmides do Ocidente" ou "pilares da Terra", como batizou Ken Follet, nunca deixam de fascinar e inspirar.

O documentário segue ainda as trajetórias dos seus mestres arquitetos, aos quais considerava-se tão adiantados no seu tempo que até se suspeitava terem feito um pacto com o diabo. Embora o relato se centre num punhado de personagens históricos, aproxima também aos artesãos e a pessoas de origem humilde que, literalmente, construíram estas obras-mestras.

Como se tratasse de uma experiência cinematográfica, o programa reproduz a atmosfera das localizações medievais.

Episódio 1: Segunda-feira, 24, às 22:00. Terça-feira, 25, às 03:00 e às 10:05.
Episódio 2: Segunda-feira, 24, às 22:50. Terça-feira, 25, às 03:55 e às 11:05.

A verdadeira história do Natal

"Sabia que as primeiras versões da lenda do Pai Natal consideravam-no um demónio terrorífico?", interroga o canal. Chamava-se Krampus e batia e raptava as crianças que faziam travessuras.

"Talvez também desconheça que os primeiros a cantar cânticos de natal foram borguistas, que iam de porta e porta a intimidar pessoas em busca de álcool e comida ou que nos Estrados Unidos da América (EUA), durante os séculos XVII e XVIII, celebrar o Natal foi proibido", conta o História. Há muito que contar sobre esta celebração e a verdadeira origem das suas tradições.

Terça-feira, 25, às 23:35. Quarta-feira, 26, às 06:35, às 12:05 e às 17:00.

O Preço da História: Troca de prendas

O Natal está aí e está na hora de ver quem se portou bem, quem se portou mal e quem se vai vestir de Pai Natal. A equipa do Pawn Stars analisa um cheque da Guerra da Independência dos EUA, que pode ter sido impresso por Benjamin Franklin. "Conseguirão chegar a acordo?", questiona o História.

Terça-feira, 25, às 00:30, às 07:30, às 12:50 e às 17:50.

O Preço da História: Especial de Natal

Comemora-se o natal ao estilo dos Harrison, enquanto O Velho prepara uma prenda surpresa para a equipa, mas nada corre como previsto, enquanto os rapazes analisam os melhores e piores momentos do ano e o que aconteceu a algumas das peças mais memoráveis. Depois da visita ao passado, o que terá O Velho preparado para eles?

Terça-feira, 25, às 00:50, às 07:55, às 13:15 e às 18:10.

Os 40 dias esquecidos de Jesus

De acordo com a Bíblia, Jesus regressou dos mortos e caminhou pelo deserto durante 40 dias, antes de subir ao Céu. Todavia, o Novo Testamento pouco revela sobre este milagre fundamental da fé cristã. Através de ferramentas da História, da ciência e da tecnologia, este especial conta factos poucos conhecidos.

Fontes não-bíblicas enterradas há muito tempo, como os Evangelhos de Tomás, de Maria Madalena, o Livro do Apocalipse e os escritos do historiador judeu Flavio Josefo, apresentam pormenores impressionantes sobre estes 40 dias, aparentemente esquecidos. "Será que estes manuscritos antigos contêm algum dos principais ensinamentos de Jesus, que não tenham sido incluídos no Novo Testamento?", interroga o canal por cabo.

O especial analisa também as infografias de Jesus crucificado, criadas a partir do Sudário de Turim no programa "O Verdadeiro Rosto de Jesus", para ilustrar o momento em que Jesus Cristo ressuscitado aparece aos discípulos.

Terça-feira, 25, às 18:40. Quarta-feira, 26, às 01:20, às 08:00 e às 14:30.

O canal História chega a mais de 300 milhões de espectadores, distribuídos por 150 países. Produzido especificamente para o mercado português, o canal resulta de uma joint-venture entre a Chello Multicanal e a A+E Networks, formada em 1998.

Comentários