Artigo

Canal História celebra 15º aniversário com 15 figuras públicas

O Canal História festeja este ano o seu 15º aniversário e organiza "Uma Festa com História" para evocar 15 celebrações emblemáticas. A iniciativa conta com a colaboração de 15 figuras públicas.

Coincidindo com o aniversário e a celebração, o canal incluiu na sua programação 15 peças dedicadas a 15 celebrações históricas, através das quais vai recordar diferentes momentos históricos, a importância dessas datas, dos seus convidados e as histórias que ainda hoje permanecem na memória coletiva.

Para promover esta programação especial, o canal convidou 15 figuras públicas para recordarem um desses episódios, dedicados às 15 festas, e partilharem não tanto o detalhe do acontecimento, mas antes as histórias mais curiosas do próprio evento.
Adelaide de Sousa, Alexandre da Silva, Chef José Avillez, Fátima Lopes (estilista), Fernando Alvim, Henrique Feist, Isabel Stilwell, Julião Sarmento, Liliana Campos, Mico da Câmara Pereira, Nicolau Breyner, Nuno Gomes, Paula Bobone, Paula Lobo Antunes e Simone de Oliveira foram os protagonistas escolhidos para colaborar neste projeto.

Esta galeria de convidados vai dar rosto e voz a grandes celebrações que tiveram uma forte repercussão social, como a festa surrealista de fim de ano organizada por Salvador Dalí, onde foram servidas sardinhas em sapatos; a festa de aniversário exclusiva de Bianca Jagger, em que a aniversariante entrou na pista de dança do Studio 54 montada num cavalo branco; o aniversário de JFK, recordado pelo: “Happy birthday… Mister President” de Marilyn Monroe; a festa de branco e negro de Truman Capote, que tornou o Hotel Plaza num cenário de conto de fadas, entre outras.

"Com esta iniciativa, queremos sublinhar a importância de divulgar a História a partir de diferentes perspetivas. Por isso acreditamos que uma forma interessante e diferente de fazê-lo é dar a conhecer parte dessas grandes celebrações, através de testemunhos e opiniões de personalidades portuguesas conhecidas, do mundo da televisão, música, moda, literatura e gastronomia”, refere Carolina Godayol, Diretora Geral do The History Channel Iberia.

As peças gravadas com todas as personalidades foram criadas e produzidas pela equipa do canal e podem ser vistas na televisão, durante a emissão diária, no site e na página de Facebook. Veja uma no vídeo abaixo, com o ex-futebolista Nuno Gomes.

Comentários