Artigo

Canal História recria menu da Última Ceia

O Canal História recriou a Última Ceia de Cristo de um ponto de vista atual e gastronómico, graças ao desafio lançado a dois chefs portugueses.

Miguel Laffan, Chef Executivo do restaurante L’AND, instalado na unidade turística L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, e distinguido recentemente com uma estrela Michelin, e João Alves, Chef Executivo do Penha Longa Resort, situado em Sintra, foram os dois responsáveis pelo menu da Última Ceia apresentado pelo canal.

A iniciativa conta ainda com a participação do historiador e investigador em História da Alimentação, Virgílio dos Santos, responsável por uma investigação sobre os alimentos que constituíram a ceia histórica, o seu processo de preparação e o ritual que se seguiu, servindo de inspiração e base de trabalho para ambos os chefs.

Miguel Laffan e João Alves têm como desafio uma interpretação muito pessoal, vanguardista e criativa de recriação da ementa da Última Ceia de Cristo através da proposta de um menu composto por dois pratos principais e um de sobremesa, utilizando ingredientes historicamente comprovados como pão de ázimo, ervas azedas, peixe, borrego e sobremesa à base de mel, tâmaras, figos e outros frutos secos.

A iniciativa foi gravada nos restaurantes de ambos chefs e o programa pode ser visto através do microsite do Canal História. Também está a ser emitido no canal, até ao dia 20 de abril, pelas 17h59 e 21h05, onde cada chefe revela como fez o seu menu e como surgiu a sua inspiração.

Comentários