Artigo

Carnaval da Terceira bate recordes no MEO Kanal

MEO Kanal da Azores TV foi líder de audiências neste Carnaval.

Se acha que o Carnaval de resume a desfiles animados e fogo de artifício não podia estar mais enganado. Na Ilha Terceira enchem-se as salas de espetáculo e ao teatro de revista, onde domina a crítica social, juntam-se o convívio e a boa disposição. E tudo isto bateu recordes no MEO Kanal.

O MEO Kanal 124432, da Azores TV, foi líder de audiências neste Carnaval. A programação é dominada pelos vários teatros de revista que vão acontecendo um pouco por toda a Ilha Terceira e tornam esta festa única no mundo.

Na Ilha Terceira, no Carnaval, formam-se cerca de 60 grupos, cada um com 20 pessoas, cujas peças de revista são apresentadas nas várias salas de espetáculo da ilha. A sátira social tende a dominar as apresentações, que se dividem entre atuações musicais e trechos teatrais, sempre falados em rima.

“As portas chegam a abrir às três da tarde e a fechar às seis da manhã”, conta Paulo Feliciano, responsável pelo canal Azores TV no MEO Kanal, que salienta ainda que o interesse neste tipo de conteúdos é exponencial e justificado não só pelas temáticas abordadas na peça, que são de interesse nacional, como também pelo fato de esta ser uma forma muito peculiar de se viver o Carnaval. O Carnaval na Terceira é “único” e que por isso mesmo tem um grande “potencial turístico” já que, uma vez conhecendo, as pessoas vão querer “viver isto de perto”, acrescentou.

Este ano, o responsável pelo canal da Azores TV no MEO Kanal, destaca duas peças teatrais: a primeira porque decidiu recuperar instrumentos musicais tradicionais dos Açores e a segunda por ter feito música com materiais das obras, como tubos e baldes.

Através do MEO Kanal 124432, é possível ver cerca de 40 peças de teatro deste Carnaval. Apesar de esta ser a época forte da Azores TV, a produtora cobre, ao longo do ano, vários eventos culturais nos Açores, com o intuito de promover a Ilha.

A decisão de criar um MEO Kanal partiu da necessidade de disponibilizar os conteúdos que normalmente são transmitidos no site da Azores TV numa plataforma com maior qualidade e em diferido. Ou seja, quem não acompanhou a transmissão dos teatros em direto através do site, pode vê-los mais tarde no MEO Kanal.

No futuro, Paulo Feliciano espera que o projeto ganhe dimensão e assim possa não só produzir conteúdos regulares, como ter alocada de forma permanente uma equipa de produção, atualmente constituída por dez freelancers. No curto-prazo a espectativa é usar esta plataforma do MEO para transmitir diretos em alta qualidade.

Apesar da divulgação deste MEO Kanal ter sido feita essencialmente através do site da Azores TV e das redes sociais, o facto é que este é cada vez mais procurado não só por açorianos, como também por continentais, tendo no dia 12 de fevereiro ultrapassado as 13 mil visualizações e os 5 mil visitantes.

Comentários