Artigo

«Cinco Noites, Cinco Filmes» com cinema italiano

Ao longo desta semana, a rubrica das noites da RTP2 é inteiramente dedicada a ao cinema italiano. O clássico "Feios, Porcos e Maus" e o último filme de Nanni Moretti estão entre as escolhas.

De segunda a sexta-feira, a partir das 22 horas, as apostas do "Cinco Noites, Cinco Filmes" desta semana tanto incluem títulos clássicos (dois filmes de Ettore Scola) como recentes do cinema italiano. Fique a par da programação:

Segunda-feira, 17 de junho: "As Consequências do Amor"
Titta di Girolamo tem uma vida normal e tediosa, sem nada estranho a não ser o seu próprio nome (como ele costuma dizer). Ele mora num hotel em Lugano (Suíça), desde há quase dez anos, passando os seus dias esperando por algo que não sabemos. A sua vida é demasiado rígida, demasiado independente, seguindo uma rotina fixa. Titta ignora todos e, provavelmente, não se emociona. Basicamente não há história. Mas um dia ele decide quebrar todas as suas regras pessoais para trocar algumas palavras com Sofia, empregada de mesa do hotel. Incrivelmente a situação muda: as emoções, máfia, amor, e a morte voltam violentamente para a vida de Titta.
Título Original: Le Conseguenze Dell"Amore
Realização: Paolo Sorrentino
Com: Toni Servillo, Olivia Magnani
Ano: 2004

Terça-feira, 18 de junho: "Um Dia Inesquecível"
A 6 de maio de 1938. Roma recebia em festa Adolfo Hitler. O Duce preparou uma grandiosa recepção à qual ninguém podia faltar. Porém, pelo menos dois romanos faltaram à parada na Via dei Fiori. Antonietta, uma simples dona de casa e mãe de uma família numerosa e o seu vizinho Gabrielle, um locutor da rádio impedido de trabalhar devido às suas ideias anti-fascistas e à sua condição de homossexual. Ela prepara-se para mais um dia de violento trabalho doméstico. Ele aguarda a partida para o exílio. Os dois travam conhecimento e passam o dia juntos. Trocam confidências, almoçam, riem e fazem amor. Ao fim do dia, a família de Antonietta regressa a casa e Gabrielle parte acompanhado por dois agentes da polícia.
Título Original: Una Giornata Particolare
Realização: Ettore Scola
Com: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd, Nicole Magny
Ano: 1977

Quarta-feira, 19 de junho: "Feios, Porcos e Maus"
Num bairro de lata em Roma vive a família de Giacinto. Uma vintena de pessoas entre filhos, filhas, noras, genros e netos para além da matrona da mulher e da mãe inválida e senil de cuja pensão a família se apropria todos os meses. Vivem apertados numa barraca miserável rodeados pelo lixo dos outros que vivem nos arranha-céus que os cercam. Giacinto dorme de arma na mão para proteger o seu tesouro, um milhão de liras que recebeu de indeminização por ter perdido um olho, e que muda constantemente de lugar, certo da cobiça da sua familia. O dia a dia desta amoral, feroz e incontrolável família entra em aceso conflito quando um dia Giacinto leva para a barraca uma divertida e gorda prostituta. A família "em pé de guerra" tenta envenenar Giacinto durante o baptizado de um neto. Este sobrevive ao raticida e por vingança deita fogo à barraca, vende o terreno a outra família e no fim acabam todos, os novos locatários e a família de Giacinto, por partilhar a velha e decrépita barraca.
Título Original: Brutti, sporchi e cattivi
Realização: Ettore Scola
Com: Nino Manfredi, Maria-Luisa Santella, Francesco Anniballi, Maria Bosco, Giovanni Rovini
Ano: 1976

Quinta-feira, 20 de junho: "As Quatro Voltas"
Um velho pastor vive os seus últimos dias numa velha aldeia medieval nas colinas/encostas da Calábria, no ponto mais a Sul da Itália. Ele pastoreia cabras sob o mesmo céu que outros habitantes abandonaram há já muito tempo. Está doente e acredita ter encontrado o remédio milagroso na poeira que apanha no chão da igreja, e que bebe dissolvido em água todos os dias. Galardoado com o Prémio melhor produção no Torino Film Festival 2010, "As Quatro Voltas" marcou presença no último Festival de Cannes.
Título Original: Le Quattro Volte
Realização: Michelangelo Frammartino
Com: Bruno Timpano, Giuseppe Fuda, Nazareno Timpano
Ano: 2010

Sexta-feira, 21 de junho: "Habemus Papam - Temos Papa"
Após a morte do Papa, os cardeais reúnem-se para eleger o seu sucessor (Michel Piccoli). Na Praça de São Pedro, milhares de pessoas aguardam pela primeira aparição do novo Sumo Pontífice. Porém, esmagado com o peso da responsabilidade, o herdeiro de S. Pedro entra em pânico, recusando-se a aparecer em público. Depois de várias tentativas, os seus conselheiros decidem chamar um dos mais reconhecidos psicanalistas do país (Nanni Moretti) para o ajudar a ultrapassar a crise. Mas nada parece surtir efeito. Depois de três dias com o mundo suspenso, vagueando solitariamente pelas ruas de Roma, ele tenta encontrar a coragem necessária para tomar a única decisão possível.
Título Original: Habemus Papam
Realização: Nanni Moretti
Com: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Renato Scarpa, Jerzy Stuhr
Ano: 2011

Comentários