Artigo

«Cinco Noites, Cinco Filmes» entre o romance e a comédia

Na última semana de maio, a rubrica de cinema da RTP2 propõe filmes centrados em relacionamentos amorosos. Clint Eastwood e Meryl Streep marcam o arranque, Jack Nicholson e Diane Keaton fecham o ciclo.

De segunda a sexta, sempre a partir das 22 horas, as sugestões "Cinco Noites, Cinco Filmes" desta semana insistem quase todas na comédia romântica. A exceção é mesmo a primeira proposta, de segunda-feira, muito provavelmente o melodrama mais emblemático de Clint Eastwood. Fique a par da programação:

Segunda-feira, 27 de maio: "As Pontes de Madison County", de Clint Eastwood
No verão de 1965, Francesca vivia com o marido e os filhos numa quinta isolada em Madison County, no estado do Iowa. O marido e os filhos ausentam-se durante quatro dias para participarem numa feira e Francesca conhece por acaso um fotógrafo, Robert Kincaid, que executa um trabalho para a "National Geographic" sobre as pontes da região. Francesca e Robert envolvem-se numa intensa paixão.
Os protagonistas já tinham chegado a um ponto da vida em que as expectativas pertenciam ao passado. Contudo, Robert e Francesca não querem perder o amor que encontraram e da relação nasce um dos dramas mais elogiados de Clint Eastwood...
Título original: The Bridges of Madison County
Elenco: Clint Eastwood, Meryl Streep
Ano: 1995

Terça-feira, 28 de maio: "Um Casamento Quase Perfeito", de Frank Coraci
Robbie Hart era um famoso animador de casamentos até ao dia em que foi abandonado no altar. Com o coração despedaçado, Robbie transforma-se no mais desastrado de todos os animadores, tornando qualquer casamento no pior dos pesadelos. Um dia, durante uma das festas em que participa, conhece Julia e, quando parece ter encontrado uma solução para os seus problemas, eis que surge outro: Julia está para casar. O dilema dá o mote a uma comédia marcada pela música cuja banda sonora inclui canções dos Police, David Bowie ou Smiths.
Título original: The Wedding Singer
Elenco: Com: Adam Sandler, Drew Barrymore, Christine Taylor, Allen Covert
Ano: 1998

Quarta-feira, 29 de maio: "Tin Cup", de Ron Shelton
Uma tacada inexecutável. Um romance sem esperanças. O instrutor profissional de golfe Roy McAvoy não resiste a desafios impossíveis. Cada oportunidade é aquilo a que chama um momento especial: "ou definimos o momento ou o momento nos define". Roy, o golfe é um jogo de razão... e coração, em que ambos contam. É aqui que entra a psiquiatra Molly Griswold. Ela é sofisticada e ele um provinciano ingénuo que acredita que só o maior dos feitos a pode afastar de um astuto profissional de golfe e conquistar o seu amor. Para isso, Roy e o seu caddy começam a tentar o impossível: ganhar o Open dos EUA.
Título original: Tin Cup
Elenco: Kevin Costner, Rene Russo, Cheech Marin, Don Johnson
Ano: 1996

Quinta-feira, 30 de maio: "Noiva Procura-se", de Gary Sinyor
Confrontado com a escolha entre casar no prazo de 24 horas ou perder uma herança, Jimmie Shannon, um solteirão inveterado, quer chegar quanto antes ao altar. O problema é que a sua adorável namorada o deixou. Com um padre à espera no altar e os minutos a passarem a história vai-se desenrolando.
Título original: The Bachelor
Elenco: Chris O´Donnell, Renée Zellweger, Hal Holbrock, James Cromwell
Ano: 1999

Sexta-feira, 31 de maio: "Alguém Tem Que Ceder", de Nancy Meyers
Harry Sanborn é um playboy com a libido de alguém muito mais jovem. Durante um fim de semana romântico com Marin, a sua última conquista, Harry sente-se mal e é hospitalizado. De regresso do hospital, Harry é assistido pela mãe de Marin, Erica Barry, uma escritora de sucesso divorciada. É então que Harry descobre um problema de coração bem diferente, do tipo romântico, quando começa a conhecer melhor Erica, uma mulher madura que contra todos os seus instintos naturais ele começa a achar fascinante.
Título original: Something's Gotta Give
Elenco: Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves, Frances McDormand, Amanda Peet
Ano: 2003

Comentários