Artigo

«Cinco Noites, Cinco Filmes» regressa ao cinema português

O cinema português volta a estar entre as sugestões do ciclo temático da RTP2. Desta vez, as propostas são quase todas da década de 1990 e incluem uma inédita no pequeno ecrã.

Depois de ter apostado no cinema que se faz por cá, há duas semanas, o "Cinco Noites, Cinco Filmes" reforça o destaque ao longo dos próximos dias. O reforço inclui a repetição de "Aqui na Terra", de João Botelho, já exibido no passado dia 13, mas por outro lado dá espaço à estreia em televisão de "Rosa Negra", de Margarida Gil, assegura a RTP2. Fique a par da programação:

Segunda-feira, 24 de junho, às 22h29: "O Fio do Horizonte"
Em Lisboa num prédio da zona ribeirinha um homem é abatido a tiro. Spino, patologista da Morgue de Lisboa, reconhece o cadáver como sendo ele próprio há trinta anos. Encontra a fotografia de uma mulher nua e decide ele próprio fazer o seu inquérito.
Co-produção luso-francesa, "O Fio do Horizonte" adapta ao cinema o romance homónimo de António Tabucchi.
Realização: Fernando Lopes
Com: Claude Brasseur, Andréa Ferreol, Ana Padrão, António Valero, Miguel Guilherme, Nicolau Breyner
Ano: 1993

Terça-feira, 25 de junho, às 22h10: "Aqui na Terra"
Miguel, um economista bem estabelecido na vida, fica profundamente afetado pela morte do seu pai. Começa a sofrer de alucinações, perde interesse no seu trabalho e desliga-se da sua mulher. Entretanto, longe da sua cidade, dois jovens provincianos, António e Cecília, estão apaixonados. O primeiro mata um homem que abusava de Cecília, que por sua vez está grávida. António, apesar de não ser o pai da criança, aceita-o como seu. A família e a comunidade rejeitam Cecília que, por ironia, encontra apoio e auxílio junto da viúva do homem que António matou.
Realização: João Botelho
Elenco: Luís Miguel Cintra, Jessica Weiss, Pedro Hestnes, Rita Dias, Isabel de Castro, Inês de Medeiros, Laura Soveral
Ano: 1993

Quarta-feira, 26 de junho, às 22h27: "Rosa Negra"
Um filme sobre regressos e partidas, encontros e desencontros no país interior, filmado na Serra da Estrela. Uma crónica onde se cruzam histórias de amor antigas e novas, velhos crimes e novas formas de corrupção.
A interpretação de Mário Viegas é considerada antológica no seu papel de bombeiro "Barriga d´água", personagem marginal numa terra de incêndios, de fogos e amores violentos.
Realização: Margarida Gil
Com: Fernando Luís, Manuela de Freitas, Mário Viegas, Zita Duarte, Catarina Correia, Dinis Neto Jorge, Henrique Viana
Ano: 1993

Quinta-feira, 27 de junho, às 22h17: "Pandora - Setembro ou uma Ternura Confusa"
Co-produção luso-francesa de 1995 sobre os relacionamentos sentimentais de várias personagens. Elsa, com 40 anos, aluga um quarto a Teresa, de 20 anos. Saindo as duas à noite, encontram Raúl, que causara o divórcio de Elsa.
Realização: António da Cunha Telles
Com: Alexandre de Sousa, Ana Louro, António Victorino d´Almeida, Fanny Cottençon, Fátima Veiga, Inês de Medeiros
Ano: 1995

Sexta-feira, 28 de junho, às 22h05: "Assim Assim"
Cinco personagens cruzam-se numa esplanada dando início a uma viagem pelas suas vidas. "Assim Assim?" é um filme sobre relações, sobre aquilo que queremos para nós e o que não conseguimos alcançar. Entre boas e más relações, amores e complicações, tudo pode acontecer
Realização: Sérgio Graciano
Com: Albano Jerónimo, Ana Brandão, Cleia Almeida, Dinarte Branco, Eva Barros, Gonçalo Waddington, Isabel Abreu, Ivo Canelas, Miguel Guilherme, Nuno Lopes, Rita Blanco
Ano: 2012

Comentários