Artigo

«Cinco Noites, Cinco Filmes» viaja por cinco cidades

Esta semana, a rubrica da RTP2 viaja de Chicago a Nova Iorque mas faz escala em Londres, Lisboa e dá um salto a uma pequena localidade chilena.

Entre o musical e o drama, as propostas "Cinco Noites, Cinco Filmes" da semana de 20 a 24 de maio percorrem geografias e autores díspares mantendo em comum o tema do olhar sobre a cidade - mais evidente em alguns filmes do que noutros. Uma seleção a acompanhar todas as noites, sempre a partir das 22 horas:

Segunda-feira, 20 de maio - "Chicago" (2002), de Rob Marshall
Velma Kelly é uma bailarina famosa, a principal atração do clube onde trabalha. Depois de matar o seu marido e a irmã, entra para a lista de assassinas de Chicago, controlada por Billy Flynn, um advogado que procura sempre aproveitar ao máximo a situação. O assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbiz. Paralelamente, Roxie Hart, uma jovem aspirante a cantora, mata o namorado depois de uma discussão e passa a ser também uma celebridade.
"Chicago", musical de Rob Marshall, ganhou seis Óscares em 2003, incluindo o de Melhor Filme.

Terça-feira, 21 de maio - "Blow-Up - História de um Fotógrafo" (1966), de Michelangelo Antonioni
Thomas, um fotógrafo de moda, tira uma fotografia a um casal que está a beijar-se no banco de um parque londrino. A jovem mulher que se apercebe do que aconteceu segue-o até casa e consegue seuzi-lo em troca da fotografia. Mas Thomas guarda o negativo e quando o vai revelar, o que parece um momento de ternura acaba por ser um assassínio. Thomas volta ao parque e descobre que o homem da fotografia está morto.
"Blow-Up - História de um Fotógrafo" é um dos filmes mais emblemáticos do italiano Michelangelo Antonioni.

Quarta-feira, 22 de maio - "Bonsai" (2011), de Cristián Jiménez
Julio e Emilia são dois estudantes de literatura que se conhecem numa festa em Valdivia, no Sul do Chile. Julio, para impressionar, diz a Emilia que leu Marcel Proust. Por sua vez, Emilia diz a Julio que também o leu. Os dois estão a mentir apesar de tanto um como o outro serem verdadeiros apaixonados pela literatura. Com o tempo vivem uma intensa relação de amor, sempre precedido por longas leituras. Um dia deparam-se com o conto "Tantalia", de Macedonio Fernández, sobre um casal apaixonado que usa um bonsai como símbolo da sua relação.
"Bonsai", mistura de drama e comédia, é uma das surpresas recentes do cinema chileno.

Quinta-feira, 23 de maio - "Passagem por Lisboa" (1994), de Eduardo Geada
Numa noite de junho de 1940, na zona portuária de Lisboa, um francês é abatido a tiro e lançado ao Tejo. No dia seguinte na Embaixada Britânica, Ralph, Connie e Jorge, que trabalham na escuta de mensagens alemãs, ficam a saber que a famosa atriz Pola Negri chega a Lisboa nesse dia. Enquanto Jorge vigia no hotel Avenida Palace a velha vedeta do cinema, em Cascais na vivenda Espírito Santo, o inspector Antunes observa o banqueiro em animada conversa com dois ilustres convidados: Primo de Rivera e o duque de Windsor.

Sexta-feira, 24 de maio - "New York, I Love You" (2009), de vários realizadores
Na cidade que nunca dorme, o amor está sempre no ar. Essas paixões ganham vida nesta colaboração entre vários realizadores (Fatih Akin, Yvan Attal, Natalie Portman, Brett Ratner ou Mira Nair) e um elenco igualmente eclético (Bradley Cooper, Andy Garcia, Christina Ricci, Orlando Bloom ou Ethan Hawke). De Tribeca a Brooklin passando pelo Central Park, "New York, I Love You" tece uma história de amor tão diversificada quanto a própria malha de Nova Iorque.

Comentários