A empresa de medição de conteúdos de entretenimento Nielsen chegou a acordo com o Facebook para desenvolver novos e melhores métodos para medir o impacto das as redes sociais nos programas televisivos. A nova ferramenta será mais um instrumento para medir audiências, revelou a empresa norte-americana.

Em 2013, a Nielsen criou o Nielsen Twitter TV Ratings, depois de ter recebidos várias críticas por não se adaptar aos novos modelos de consumo de conteúdos. Segundo a empresa, a ferramenta criada há 3 anos permite medir o número de utilizadores que enviam Tweets enquanto veem uma série ou filme e contabilizar alcance de cada comentário na rede social Twitter.

A ferramenta foi agora desenvolvida para incluir os comentários do Facebook. Segundo a empresa, o novo sistema, Social Content Ratings,  vai analisar as publicações partilhadas pelos utilizadores e a publicidade da rede social.

A Nielsen revelou ainda que realizou recentemente um estudo onde chegou à conclusão que quase 60% dos utilizadores de smartphones ou tablets usam os diapositivos móveis enquanto veem televisão.

Além dos Estados Unidos, o serviço vai estar disponível na Austrália, México e Itália.