Artigo

Comic Con, o lugar onde todos "podem ser quem quiserem", sem julgamentos

Milhares de pessoas encheram a Exponor, em Matosinhos, para a estreia nacional da Comic Con, um evento descrito pelos participantes como o local onde podem ser quem querem sem serem julgados.

O diretor do evento, Paulo Rocha Cardoso, afirmou que foi “fabulosa”, numa iniciativa que pretendem tornar num “dos maiores eventos a nível nacional e - quem sabe - transformar num evento europeu”.

A atriz Natalie Dormer, que interpreta Margaery Tyrell na série televisiva "A Guerra de Tronos" e Cressida nos filmes "Os Jogos da Fome", declarou, em conferência de imprensa, que o facto de nunca ter estado em Portugal era um dos fatores para ter aceitado o convite para fazer parte da primeira Comic Con nacional, realçando também as ligações entre os ingleses e os portugueses.

“O que aprendi com ser parte de ‘Guerra de Tronos’, ‘Jogos da Fome’ e ‘Elementary’ é que são projetos espetaculares apoiados pelos fãs e que a magia e o apoio começam com os fãs. Adoro a interação com os fãs, então apelava-me vir a um local onde está a começar e alimentar esse mesmo fenómeno”, disse Natalie Dormer, que revelou estar a preparar com o noivo, Anthony Byrne, um filme intitulado "In Dark Places", escrito por ambos.

Numa Exponor em que dezenas de participantes se apresentavam vestidos como personagens de filmes ou de banda desenhada (o denominado ‘cosplay’), Samuel Moreira, de 21 anos, encontrava-se num grupo de amigos vestido de Jedi, da "A Guerra das Estrelas".

“Adoro a interação das pessoas, aqui somos todos amigos, durante um dia e ninguém se conhece. Podemos ser quem quisermos e ninguém nos vai julgar por isso, é um dia diferente”, disse à Lusa o fã de banda desenhada japonesa vindo de Marco de Canavezes.

Numa mistura de mais velhos com mais novos, por entre bancas de videojogos, bandas desenhadas, filmes, entre outros ícones de cultura pop, famílias como a de Manuel Júnior e Cláudia Domingues, de Viana do Castelo, caminhavam pelo espaço da Exponor pela “alegria de poder estar na primeira Comic Con Portugal”, como explicou Manuel Júnior, ladeado pelos dois filhos.

Paulo Rocha Cardoso destacou ser importante que a experiência do evento de estreia seja positiva para os participantes e para os convidados, de forma a que “no próximo ano se torne muito mais fácil trazer grandes celebridades ao país”.

A Comic Con Portugal decorreu entre sexta-feira e domingo, com a presença de convidados nacionais e internacionais do mundo do cinema, da banda desenhada e da televisão, como Seth Gilliam (de "The Walking Dead"), Paul Blackthorne (da série "Arrow"), o argumentista Brian K. Vaughan, entre muitos outros.

@Lusa

Comentários