Artigo

«Cosmos: Odisseia no Espaço» é a série mais vista de sempre do National Geographic Channel

"COSMOS: Odisseia no Espaço", de Ann Druyan e Seth MacFarlane, alcançou uma audiência de 135 milhões de espectadores em todo o mundo, durante os seus treze episódios, tornando-se no programa documental mais visto da história do National Geographic Channel e da Fox.

O National Geographic Channel (NGC) e a Fox Broadcasting Company anunciaram que ‘COSMOS: Odisseia no Espaço’, da produtora executiva/escritora/realizadora Ann Druyan, do produtor executivo Seth MacFarlane (‘Family Guy’) e com o astrofísico de renome Dr. Neil deGrasse Tyson como apresentador, alcançou uma audiência de 135 milhões de espectadores em todo o mundo, durante os seus treze episódios. Internacionalmente, a série atraiu 90 milhões de espectadores, tanto em Fox como NGC, enquanto nos Estados Unidos reuniu 45 milhões de espectadores em ambos os canais.

Esta série documental teve um lançamento sem precedentes com uma estreia em todos os 90 NGCs espalhados por 180 países, assim como em 120 canais Fox com emissão em 125 países, fazendo deste o maior lançamento global televisivo de sempre.
Adicionalmente, na primeira multinetwork para a Fox Networks Group, ‘COSMOS: Odisseia no Espaço’, estreou, simultaneamente, em vários canais Fox nos Estados Unidos, incluindo FOX Broadcasting Company (FOX), National Geographic Channel (NGC), FX, FXX, FXM, Fox Sports 1, Fox Sports 2, Nat Geo Wild, Nat Geo Mundo e Fox Life. Em Portugal, a estratégia usada foi a mesma, sendo que o primeiro episódio da série teve o seu episódio de estreia emitido em todos os canais da Fox International Channels (Fox, Fox Life, Fox Crime, FX, Fox Movies e NGC).

Nos Estados Unidos, ocupou o top 20 das séries unscripted mais vista – de um total de 500 – entre adultos dos 18 aos 49 anos. ‘COSMOS: Odisseia no Espaço’, que manteve uma audiência afluente e crescente nos Estados Unidos, alcançou uma média de audiência total de mais de 9 milhões/semana entre visionamentos live e time-shifting.

Em Portugal, a estreia de ‘COSMOS: Odisseia no Espaço’ alcançou um share de 6,12% com 192 319 espectadores, sendo que a emissão da restante temporada teve uma audiência sempre acima da média do canal NGC.

“Cosmos tem sido uma viagem fenomenal para o NGCI, estabelecendo um novo zeitgeist na televisão em 30 anos, depois da estreia da sua série original. Acordou as audiências a nível global para as maravilhas do universo – e para a sua curiosidade – de uma forma inspiradora”, disse Ward Platt, CEO do National Geographic Channels International (NGCI) e COO da FOX International Channels (FIC).

A série conseguiu também boas críticas em todo o mundo e, recentemente, venceu dois Critic’s Choice Awards para Melhor Reality Series e Melhor Apresentador em Reality Series para Neil deGrasse Tyson. Assim como na série original, ‘COSMOS: Uma Viagem Pessoal’, a nova ‘COSMOS: Odisseia no Espaço’ é a saga de como descobrir as leis da natureza e encontrar as coordenadas no espaço e no tempo.

Comentários