Há momentos televisivos que ganham importância quando chegam às redes sociais, depois de uma simples partilha. Discussões em direto, atuações bizarras ou erros são os conteúdos que mais "gostos" e "partilhas" rendem. E até já há páginas de Facebook que se dedicam à análise destas pérolas - é o caso dos "Comentadores", página que divulga e comenta alguns dos momentos virais.

Segundo Ilya Pozin, jornalista da Forbes, não é fácil um vídeo tornar-se viral. "Ter um pedaço de conteúdo viral é como ganhar a versão de uma lotaria da Internet. É incrivelmente difícil alcançar e muitas vezes difícil de replicar", explica o analista num artigo onde revela seis formas para criar vídeos virais.

Para Kevin Allocca, gestor de tendências do Youtube, há vários factores que tornam um vídeo viral. "Por cada minuto são carregadas mais de 48 horas de vídeo no YouTubeE apenas uma pequena percentagem se vai tornar viral e receber toneladas de visualizações, tornando-se num momento cultural. Então, como é que isso acontece? Há três fatores: criadores de tendências, comunidades de participação e o inesperado", explicou Alloca durante uma conferência TEDYouth.

Recorde alguns dos momentos virais de 2016:

O "fenómeno" Maria Leal

A cantora é a protagonista de um dos momentos televisivos mais virais da história da televisão portuguesa. Depois de atuar no programa "Você na TV", Maria Leal tornou-se conhecida em todo o país e os concertos multiplicam-se.

No programa das manhãs, a cantora interpretou o tema "Dialetos de Ternura". A atuação teria passado despercebida se o playback não tivesse soado "estranho" aos espectadores.

Veja aqui a entrevista de Maria Leal ao SAPO Mag.

"Super Quiz": O desmaio em direto

No início de setembro, o concurso das madrugadas da TVI voltou a dar que falar depois do desmaio da apresentadora em direto. Segundos antes, Erica Cardoso queixou-se do calor que se fazia sentir no estúdio, antes de desmaiar enquanto falava com um participante por telefone.

"Super Quiz": Concorrente perde 700 euros

Uma semana depois, o programa da TVI voltou a ser tema de debate nas redes sociais. Durante o segmento "Ligação extra super rápida", um dos concorrentes respondeu acertadamente à questão que consistia em adivinhar o número de triângulos presentes na imagem. Apesar de o espectador repetir a resposta certa (23), a apresentadora não conseguiu entender, não lhe sendo atribuído o prémio de 700 euros.

Veja também:  "Super Quiz": TVI assume erro e entrega prémio

"Prolongamento": "Diga um!"

A troca de acusações entre Manuel Serrão e Pedro Guerra, comentadores de "Prolongamento", da TVI24, chegou às redes sociais e foi um dos temas mais comentados no Twitter em Portugal, tendo eco em vários sites internacionais.

No programa, Manuel Serrão (F.C. Porto) acusa Pedro Guerra de ser "o patinho feio" e de estar "em desgraça no Benfica". "Não se estique", respondeu o benfiquista.

 

Marcelo Rebelo de Sousa? Quem é?

Durante a 71ª sessão da Assembleia geral das Nações Unidas, Nova Iorque, o jornalista francês Martin Weill, da estação de televisão TMC+, entrevistou Marcelo Rebelo de Sousa sem saber que se tratava do Presidente da República português. O vídeo do momento tornou-se viral nas redes sociais.

Em estúdio, o jornalista brincou com o lapso, desvalorizando a situação.

A concorrente mais divertida de "O Preço Certo"

Anailde não passou despercebida na emissão de 24 de outubro de "O Preço Certo". A concorrente passou quase dois minutos a rir e só depois conseguiu falar com o apresentador do programa da RTP1. "Senhor Fernando Mendes, nunca imaginei estar ao pé de si", confessou Anailde.

Carlos do Carmo "zanga-se" com palmas do público

O fadista subiu ao palco do programa de talentos da RTP1 para cantar "Lisboa Menina e Moça", mas a atuação acabou por ficar marcada por um pequeno desentendimento entre o músico e o público presente no estúdio.

Durante a atuação, o público foi acompanhando o tema com palmas, o que não agradou a Carlos do Carmo, que decidiu parar de cantar. "Não é preciso dizer isto aos mais velhos, só aos mais novos. O fado é uma tradição oral... Fado, que não se acompanha a palmas, canta-se e ouve-se. Desculpem lá, mas ouvir as palmas ao mesmo tempo, lembra-me um bocado o rock. E eu não sou cantor de rock", disse o cantor.

Pode ver a atuação de Carlos do Carmo no site oficial do "The Voice Portugal".

Alberta Marques Fernandes e Dina Aguiar

Antes de conversar com Dina Aguiar, Alberta Marques Fernandes apresentou uma notícia sobre Donald Trump de uma forma "peculiar" e com algumas palavras enroladas. De seguida, a pivot do jornal fez uma rima entre a palavra "assobiar" e o nome e da colega Dina Aguiar, que também se encontrava em estúdio e que não conseguiu conter o riso.

A emissão continuou depois com Dina Aguiar, que não conseguiu conter as gargalhadas ao apresentar uma peça sobre porcos.

O momento insólito pode ser visto aqui a partir dos sete minutos.