O socialista José Maria Costa, que discursava durante a abertura dos trabalhos da sessão ordinária da Assembleia Municipal em resposta à intervenção do deputado eleito pelo CDS, José Carlos Freitas, afirmou "ter recebido hoje a garantia da administração da RTP" que a delegação que serve o Alto Minho e apoia ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e Ave "não vai encerrar".

No final da reunião, questionado pela agência Lusa, o autarca adiantou que "na próxima semana haverá uma reunião" mas sublinhou que "o importante foi o interesse manifestado por parte da RTP em estabelecer cooperação com escolas de ensino superior, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)".

"Vamos agora debater esses assuntos, em conjunto com o IPVC, mas a garantia que me foi dada é que irá manter-se a linha editorial da RTP, que irá ser mantida a jornalista que está adstrita à delegação e que a delegação de Viana do Castelo não irá encerrar. São boas notícias", sustentou.

José Maria Costa manifestou-se confiante no "melhor acolhimento", por parte do IPVC, a uma cooperação com a estação pública de televisão, "visto que a RTP se predispõe a fazer também formação na área do audiovisual e do jornalismo".

O presidente da Câmara da capital do Alto Minho explicou que aquelas garantias lhe foram transmitidas na sexta-feira, "via telefone pelo presidente do conselho de administração da RTP, que manifestou todo o interesse em dar mais voz às regiões e em ter informação de proximidade".

"Esta garantia sossegou-me face às notícias que surgiram nos últimos dias sobre um eventual encerramento daquela delegação. Não só vai continuar, como vai reforçar o serviço público de proximidade", frisou, acrescentando que a delegação instalada na cidade "cobre 33% da população da região norte e faz serviço de apoio eurorregião Norte de Portugal/Galiza".

Na terça-feira, em resposta escrita ao pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa na sequência da oposição manifestada pelo autarca de Viana do Castelo, que é também líder da CIM do Alto Minho, ao encerramento daquela delegação, fonte oficial da estação pública de televisão afirmou que a RTP "está a proceder a uma reorganização das delegações nacionais, mantendo as valências globais, modernizando e capacitando as mais relevantes e desenvolvendo acordos de parceria com Universidades e Institutos Politécnicos para a melhor integração das delegações nas regiões".