Artigo

«Depois do Adeus», retrato do pós-25 de Abril, estreia na RTP

Série de época acompanha uma família de retornados.

A nova série de época da RTP1 estreia este sábado, às 21 horas, e promete mostrar o outro lado do pós-25 de Abril.

Com cada episódio a começar com um acontecimento relevante da época (do foro político ou social), recorrendo a imagens de arquivo da RTP, "Depois do Adeus" conta a história de uma época refletida nas “estórias” de uma família que, de repente, se vê estrangeira no seu próprio país. Este é o retrato da família Mendonça, desde o dia em que “retorna” a um mundo onde nunca esteve e que nunca foi o seu, até encontrar o seu lugar, bem como o retrato de um novo Portugal que, tal como os Mendonça, tem de largar o passado e viver o futuro.

A ação decorre no período de 1975 e 1976, imediatamente a seguir à Revolução de Abril e na mesma altura em que milhares de portugueses residentes nas colónias tiveram de regressar a Portugal.

Com a revolução do 25 de abril de 1974, Álvaro, Maria do Carmo e os dois filhos, Ana e João, são obrigados a abandonar a vida confortável que tinham em Luanda e a regressar a Portugal. Para trás deixam ficar todos os seus bens: a casa, as terras e a fábrica. A família chega a Lisboa no dia 18 de julho de 1975, com a roupa do corpo e uns sacos de plástico na mão.
Álvaro é recebido pela irmã Natália em sua casa, mas ninguém se sente confortável com a situação. As famílias não se conhecem e há mais de 20 anos que Álvaro não via a irmã. Como se não bastasse, Maria do Carmo e Álvaro percebem que tão cedo não vão conseguir ter dinheiro para irem para uma pensão. O Banco de Angola não liberta as poupanças dos retornados e os contentores com os bens de quem regressa à metrópole são arrombados à chegada.
Entretanto, Ana conhece Gonçalo, amigo de Luísa e Pedro, os filhos de Natália e Joaquim. Os primos integram um grupo de maoístas que se confrontam com um grupo comunista durante a pintura de um mural. Ana ajuda Gonçalo a fugir e esta situação aproxima-os.

Elenco: Ana Nave, José Carlos Garcia, Catarina Wallenstein, Fátima Belo, António Cordeiro, Cucha Carvalheiro, António Capelo, Mafalda Vilhena, João Reis, Ana Padrão, Diogo Infante, Dinarte Branco, Sandra Faleiro, Joaquim Nicolau, António Raminhos
Realização: Patrícia Sequeira, Sérgio Graciano
Produção: SP Televisão
Autoria: Inês Gomes, Ana Vasques, Catarina Dias, José Pinto Carneiro, Luís Marques, Sebastião Salgado, Vasco Monteiro
Ano: 2012

Comentários