Artigo

Desafios da Economia Global em debate nas Conferências do Estoril e no MEO Kanal

A iraniana Shirin Ebadi, primeira mulher muçulmana a receber um prémio Nobel da Paz, é hoje uma das principais oradoras do dia inaugural das Conferências do Estoril, que decorrem até dia 3. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, também marcará presença neste evento, que será transmitido em directo através do SAPO Vídeos e do MEO Kanal 631376.

“Global Economy: Prospects and Challenges” (“Economia Global: Perspetivas e Desafios”) é o tema das conferências, patrocinadas pelo Banco Mundial e co-organizada por diversas universidades europeias, de Israel, Estados Unidos e Brasil.

Entre os mais de 80 oradores convidados para as Conferências estão o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o ex-presidente sul-africano Frederik De Klerk, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban e a ativista de direitos humanos iraniana distinguida em 2003 com o Nobel da Paz.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, participa na cerimónia inaugural, que decorre a partir das 15:00 no Centro de Congressos do Estoril. A conferência será transmitida em direto através do SAPO Vídeos e do MEO Kanal 631376.

O filósofo social britânico Anthony Giddens, o Nobel da Economia cipriota Christopher Pissarides, a presidente do Partido Popular espanhol Esperanza Aguirre, o ex-primeiro-ministro holandês Rudd Lubbers, o ex-primeiro-ministro irlandês John Brutton e a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros espanhola Ana Palacio são outros dos nomes confirmados para as Conferências.

Esta edição vai começar com uma Cimeira da Juventude, em que cerca de 500 estudantes de Portugal, Brasil, Estados Unidos, Holanda, Dinamarca e Israel vão poder debater ideias com os oradores da conferência principal.

O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev e o líder oposicionista uzbeque Mohammed Salih cancelaram a sua participação. Segundo a organização do evento em Cascais, que decorre até 03 de maio, o cancelamento de Gorbachev deveu-se a “motivos de saúde”.

Como em 2009 e 2011, vai ser entregue o prémio Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 70.000 euros, atribuído ao livro “Civilization: The West and the Rest”, do historiador britânico Niall Ferguson, que deverá estar também presente.

Fique a par de todas as novidades sobre o MEO Kanal através do Facebook.

Comentários