Artigo

Dia Mundial da Criança: lembra-se destes desenhos animados?

Os desenhos animados e os programas infantis marcam a maioria das crianças e, quando a idade adulta chega, sempre que surge que uma canção, uma imagem ou o nome de uma personagem, a nostalgia instala-se. Para celebrar o Dia Mundial da Criança, data propensa a memórias destas, relembramos alguns programas de televisão para os mais novos.

A televisão, apesar da evolução das novas tecnologias, continua a ser um dos passatempos preferidos das crianças. Mesmo que não a vejam do modo tradicional, a verdade é que, seja no computador, tablet ou no smartphone, os desenhos animados e os programas infantis têm um lugar central no dia a dia dos mais novos.

“A televisão é a primeira atividade de lazer e a principal fonte de informação”, indica Sara Pereira, professora da Universidade do Minho, no estudo “A Educação para os Media Hoje: Alguns Princípios Fundamentais”.

No estudo do Instituto de Estudos da Criança, a autoradiz que é fundamental considerar os programas como “escolas paralelas que influenciam a maneira de as crianças compreenderem e interagirem com o seu meio”, defendendo a necessidade de educar para os media.

Principal entretimento de muitas crianças, os desenhos animados desempenham um papel de grande importância na educação e desenvolvimento. Neste sentido, têm surgido várias iniciativas de promoção da educação para os media, em especial junto dos mais novos.

Em Portugal, os desenhos animados e os programas infantis são uma tradição, sobretudo nas manhãs de fim de semana, que tem sofrido várias alterações nos últimos anos. A RTP, enquanto serviço público, tem a obrigação de “promover a criação de programas educativos ou formativos dirigidos especialmente a crianças”, pode ler-se no contrato de concessão, tendo por isso vários espaços na grelha dedicados ao público infantil, em especial no segundo canal, com programas como "Zig-Zag".

A lista de desenhos animados e de programas infantis não tem parado de crescer. Reunimos apenas alguns dos mais populares dos últimos 30 anos. Recorde aqui as suas histórias de animação preferidas e pode sempre mencionar outras no espaço de comentários.

@Tiago David

Comentários