Artigo

De Marcelo Rebelo de Sousa a J.K. Rowling: Todos dão os parabéns a Salvador

Portugal ganhou este sábado, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.

créditos: Andres Putting

Salvador Sobral fez história ao vencer o festival da Eurovisão. As mensagens de parabéns para o cantor têm chegado de todo o lado. "Quando somos muito bons, somos os melhores dos melhores. Parabéns ao Salvador Sobral", disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro também felicitou cantor  pela vitória no Festival Eurovisão da Canção em representação de Portugal, com o tema "Amar pelos dois", considerando que se fez história em português. "Fez-se história em português hoje na Eurovisão. Parabéns Salvador! Parabéns Portugal!", escreveu António Costa na rede social Twitter.

No Twitter, durante a final da Eurovisão, J.K. Rowling, criadora de "Harry Potter", frisou que "Amar Pelos Dois" era o seu tema favorito. No final da cerimónia, a escritora festejou ainda a vitória do português.

Caetano Veloso também elogiou Salvador Sobral nas redes sociais. "Bom de mais", disse o cantor num vídeo partilhado no Twitter e Facebook.

"Valeu tudo a pena, até os impropérios!", escreveu Nuno Markl na sua conta no Facebook. 

"O que me espanta muito mais do que a vitória? O que o bravo Salvador faz com a voz cada vez que canta esta música. Uma beleza", frisou Bruno Nogueira.

A cantora Simone de Oliveira também deu hoje os parabéns a Salvador Sobral. "Estou felicíssima, estou contentíssima por Portugal, pela música ligeira portuguesa. A ver se as pessoas passam a perceber que é preciso haver melodia e que é preciso haver palavras, e que é preciso haver sensibilidade, é preciso cantar bem", afirmou a cantora em declarações à agência Lusa, após a vitória de Salvador Sobral.

"Estou numa felicidade que não há explicação. Até parece que fui eu, pronto", acrescentou a cantora que em 1969 representou Portugal no Festival da Eurovisão, em Madrid, com o tema "Desfolhada Portuguesa", no qual ficou em último lugar, sem votos.

Quanto à realização da próxima edição do Festival Eurovisão da Canção em Portugal, Simone de Oliveira apontou: "agora quero ver para o ano como é que saímos desta embrulhada". "A partir de hoje é que vão ser elas, é capaz de ser na Praça do Comércio", disse.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o Benfica também felicitaram no sábado, através das redes sociais, Salvador Sobral pela conquista do Festival Eurovisão da Canção, em Kiev. “É histórico, Salvador Sobral! 10 meses depois, um novo 11 conquista a Europa! Parabéns, Salvador”, lê-se numa mensagem no Twitter da FPF, que compara a conquista do Euro2016 de futebol em julho de 2016 ao triunfo do cantor, que foi o décimo primeiro a atuar na final.

Em declarações à Lusa,Paulo de Carvalho  manifestou-se "feliz pela música portuguesa" e por Salvador Sobral, "um excelente músico". Segundo o cantor e compositor português, "faz muito sentido esta música ser ouvida", uma música "séria, bem feita, feita com amor", que "escapa a quem faz o negócio" discográfico.

Também o Benfica, que no sábado conquistou o 36.º título de futebol, quarto consecutivo, felicitou Salvador Sobral, que é adepto do clube. “E não somos os únicos vencedores da noite...! Parabéns, Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão”, escreveram os ‘encarnados’ na mesma rede social.

Portugal ganhou este sábado, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.

A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival disputada em Kiev, na Ucrânia, que foi transmitida em direto pela RTP1.

A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países.

Comentários