Artigo

Do pequeno-almoço ao jantar: O que vêem os portugueses na Netflix?

Com a chegada dos serviços de streaming, os espectadores começaram a criar a sua própria grelha de programação, decidindo o que ver quando o dia nasce e o com que tipo de conteúdo lhes apetece terminar a jornada.

"Durante anos tivemos de moldar a nossa vida em torno da televisão, agora é o oposto”, relembra Cindy Holland, vice-presidente de Conteúdos Originais da Netflix. "Demos o controlo aos consumidores e é interessante ver como reagem quando não estão sujeitos a uma grelha de programação definida por horários nobres. É ainda mais interessante ver como este padrão é replicado no mundo inteiro", frisa a responsável pelos conteúdos do serviço de streaming.

A grelha de programação dos subscritores portugueses da Netflix é muito variada ao longo do dia, como indica um novo estudo divulgado pelo serviço de streaming. Durante seis meses foi feita uma análise a aproximadamente 77 milhões de contas por mês, em mais de 20 países. As horas de pico de streaming foram identificadas tendo por base as visualizações durante os dias úteis e também as horas em que certos géneros prevaleciam em relação ao resto do dia.

NETFLIX

Conteúdo familiar para o pequeno-almoço

Os portugueses elegem o conteúdo familiar para começar o seu dia. Assim, entre as 7h00 e as 10h00, o consumo deste tipo de conteúdos cresce consideravelmente, sendo às 8h00 o momento em que se dá o maior aumento -  106%, em comparação com o resto do dia.

"Apesar deste aumento matutino, é importante destacar que em Portugal qualquer momento do dia é bom para desfrutar de séries familiares. Comprovado pelo facto de se manter acima da média entre as 7h00 e as 19h00, face a outros países cujo consumo só ocorre pela manhã. Não há dúvida que os portugueses gostam da companhia matutina de títulos como 'Uma Série de Desgraças', 'Beat Bugs' ou 'Skylanders Academy', entre outros", explica a Netflix em comunicado.

As refeições servem-se com uma dose de terror

Em todo o mundo, a visualização de dramas conta com quase metade das visualizações globais (47%) durante a hora de almoço – do meio-dia às 14h00 – o que significa um aumento de 5% em comparação com o resto do dia.

Porém, em Portugal as séries de terror estão entre as que tiveram um maior aumento neste intervalo de horas, com cerca de 26% face ao resto do dia.

nETFLIX

Na hora do jantar, os portugueses optam por thrillers

'The Walking Dead', 'Dexter', 'Breaking Bad' e 'Stranger Things' são algumas das séries mais vistas à noite em Portugal. A nível mundial os trillers apresentam um aumento de 27% a partir das 21h00, sendo que em Portugal falamos de 22% comparado com o resto do dia.

Num estilo totalmente oposto, a partir da 01h00 a comédia começa a ter protagonismo, atingindo o pico máximo de visualizações às 05h00 (28%).

Os noctívagos preferem aprender

O estudo revela também que, globalmente, 15% do streaming acontece entre a meia-noite e as 6h00, sendo que em países como o Japão e a Coreia do Sul esta percentagem sobe até aos 21%. "Mas o que estes noctívagos vêem pode não ser o que se espera. Documentários, tais como 'Chef’s Table', 'Making a Murderer' e 'Planet Earth' fazem sucesso a essas horas, tendo um aumento de visualizações de 24%. Em Portugal aumenta para 35%, às 05h00", explica a Netflix.

Em comunicado, o serviço de streaming frisa ainda que "os espectadores adaptarem os seus horários para ver televisão é um procedimento quase ultrapassado". "Graças à Netflix são eles que definem o seu próprio horário nobre. Assim, tanto podem existir picos de visualização às 17h00 na Índia, às 21h00 na Colômbia, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha ou como às 22h00 no caso de Portugal, Espanha, Itália Argentina e México", concluí a Netflix.

As séries mais vistas em Portugal

Os cinco títulos mais populares em Portugal na hora do dia em que mais se consome Netflix (22h00) são "Friends", "Narcos", "Orange Is The New Black", "Gilmore Girls" e "Suits". "No que ao tipo de conteúdos se refere, em Portugal, destacamos o drama, comédia, ação, a ficção científica e os thrillers", acrescenta a Netflix.

Comentários