Artigo

Documentário premiado sobre abelhas estreia no Odisseia

Premiado internacionalmente, "As Abelhas Gigantes do Nepal", que o Odisseia estreia quinta-feira, dia 13 de fevereiro, às 17h25, é um documentário que ilustra o trabalho arriscado dos coletores de mel no Nepal, contado através do olhar de uma criança que enfrenta o desafio pela primeira vez.

O mel silvestre é o desejado tesouro que leva os mais corajosos a enfrentar a abelha selvagem do Nepal, a maior espécie de abelha do mundo cujo aguilhão é potencialmente fatal, suspensos em precárias escadas de bambu erguidas nos penhascos. Na senda desta tradição centenária que passa de geração em geração, Moti, um rapaz de 14 anos, enfrenta o desafio, sob o olhar atento do pai. Conseguirá superar esta dura prova?

"As Abelhas Gigantes do Nepal" é um documentário de sessenta minutos vencedor do Prémio Natureza e Gente, no Festival de Cinema da Vida Selvagem do Japão, em 2013, do Prémio "Um Olhar Sobre o Mundo", no Festival Internacional do Cinema de Toulon, França, em 2012, e o Grande Prémio e Prémio Especial do Público no Festival de Cinema de Diablerets, na Suíça, em 2012.

Comentários