Artigo

Eleições para Conselho de Redação da RTP impugnadas

As eleições para o Conselho de Redação (CR) da RTP, realizadas a 29 de janeiro, foram impugnadas hoje em plenário, após um pedido apresentado pela redação da multimédia da televisão estatal.

De acordo com um 'mail' da Comissão Eleitoral da RTP hoje enviado à redação, ao qual a Lusa teve acesso, o pedido de impugnação apresentado pela redação multimédia contou com 11 votos a favor e quatro abstenções.

"É entendimento da Comissão Eleitoral, à luz do regulamento eleitoral e de exemplos de eleições passadas, que as eleições devem repetir-se apenas em Lisboa, círculo ao qual pertencem os jornalistas que apresentaram o pedido", refere o órgão na informação enviada à redação da RTP, adiantando que será marcada uma nova data para o sufrágio.

Em causa está o facto da redação multimédia da RTP em Lisboa não ter votado nas últimas eleições para o Conselho de Redação, uma vez que não constava na listagem de votos.

"A repetição do ato eleitoral não resolve o problema de fundo levantado - e legitimamente - pelos jornalistas do multimédia. A reorganização e divisão dos jornalistas por várias direções tem criado muitas situações de indefinição que não podem, nem devem ser aceites pela redação", adiantou a Comissão Eleitoral.

Isto porque os "jornalistas do multimédia e outros de outras redações não podem ficar sem órgãos que os representem e direções a quem correspondam", explica, adiantando que tanto o Conselho de Redação da televisão atual como o anterior "diligenciaram no sentido de uma resolução do problema", mas "até agora sem sucesso".

Esta é uma situação "agravada pelo projeto de 'fusão' das redações e, paralelamente, pela fragmentação da redação sob tutela de vários diretores".

Por isso, o órgão alerta que "nunca é demais chamar a atenção para os danos que estas indefinições têm no trabalho e na coesão tão necessária ao trabalho jornalístico da RTP".

A Comissão Eleitoral reitera ainda às direções e ao departamento de recursos humanos da RTP "uma resolução urgente da situação - a definição de uma estrutura conforme à lei, saber a que direção e a que Conselho de Redação reporta a redação multimédia e outras que padeçam da mesma situação de indefinição".

@Lusa

Comentários