Artigo

Évora em destaque na Volta a Portugal em MEO Kanal

Cumpre-se uma nova etapa na Volta a Portugal em MEO Kanal. Destino: Évora. Objetivo: ficar a conhecer esta cidade apreciada pelo seu património histórico e pela gulosa comida alentejana.

Évora é a única cidade portuguesa a pertencer à rede europeia de cidades mais antigas, as suas muralhas foram classificadas como monumento nacional e o centro histórico é Património da Humanidade. O que não faltam são títulos a esta cidade, merecedora de cada uma das distinções, mostra o Diário do Sul, que é quem nos irá guiar nesta visita.

Um minuto basta para que se enumerem vários dos locais da cidade que merecem uma visita. Além das mulharas, já mencionadas, e do famoso templo de Diana, recomenda-se ainda um saltinho à Sé Catedral e ao Convento dos Loios. Na praça do Giraldo, coração do centro histórico, são muitas as esplanadas onde poderá retomar o fôlego. Se não é pessoa de se impressionar com facilidade, é indispensável a visita à Igreja de S. Francisco, que inclui a capela dos ossos.

Quando a fome apertar é bom sinal porque significa que está pronto para degustar a iguarias gastronómicas do Alentejo. As azeitonas e o queijo aromatizado dão sinal de partida para o manjar. Depois é preciso aconchegar o estômago com uma sopa de cação ou de beldroegas. Segue-se o borrego com ervilhas e termina-se em grande com uma fatia de bolo rançoso. Não se deixe iludir pelo nome, pois tem fama de ser bolo para comer e “chorar por mais”.

Neste “museu a céu aberto” que é Évora, a principal preocupação dos habitantes é a reabilitação do centro históricos e a limpeza da cidade. Tendo o turismo como ponto fulcral da economia local, os habitantes pedem ainda melhores parques de estacionamentos e mais eventos culturais.

Apesar de reconhecerem que grande parte da beleza de Évora está no facto de ser uma cidade histórica, os mais novos não resistem a alguns pedidos que podiam ter alguma dificuldade em enquadrar-se nesta pérola da História, nomeadamente, um centro comercial, cinemas e, espante-se, uma praia.

Nada é impossível, e se em Paris se faz praia, em Évora não pode ser assim tão difícil... pelo menos no imaginário dos mais pequenos!

Para conferir todos os vídeos da Volta a Portugal em Meo Kanal vá até ao site http://videos.sapo.pt/voltaportugal, que pode também ser acedido em dispositivos móveis. Pode acompanhar estes conteúdos através da televisão no MEO Kanal 901120.

Criado em 2012, o MEO Kanal conta já com mais de 500 mil vídeos e 35 mil canais. Atualmente o MEO Kanal rivaliza com os níveis de audiência da grelha tradicional do MEO, encontrando-se no top 15 dos canais mais vistos. Uma oportunidade única para os produtores de conteúdos locais conseguirem chegar a mais de 600 mil casas.

Comentários