Artigo

Exit Talks: conversas de quem quer levar Portugal mais longe

12.04.2013

Exportação, é esse o tema dominante da Exit Talks, uma conferência promovida pela Universidade de Aveiro em colaboração com a AICEP.

Nos dias 15 e 16 de abril, discute-se o que de melhor existe em Portugal e quais os mecanismos de apoio a quem pretende tentar a sorte nos mercados externos. As “conversas” serão transmitidas em direto no MEO Kanal 663655 e no SAPO Vídeos.

Alexandre Soares dos Santos, António Lobo Xavier, Henrique Cayatte e António Barreto são alguns dos oradores convidados, mas todos os cidadãos estão desafiados a participar nestas conversas, cuja inscrição pode ser feita através do site oficial.

A sessão de abertura será no Grande Auditório da Universidade de Aveiro às 9.30h do dia 15 de abril. Além das conferências, é possível participar em vários workshops que acontecem em simultâneo. Quem não tiver a oportunidade de estar presente pode acompanhar as “talks” através do SAPO Vídeos e do MEO Kanal 663655.

Cristina de Azevedo, Comissária do congresso, salienta, em comunicado, que “os ganhos de competitividade num conjunto de setores industriais tradicionais e a inovação e o conhecimento que, ao longo das últimas três décadas, foram sedimentando novos produtos, processos e mercados, permitiram um crescimento das exportações, o vital e único motor da atual sobrevivência económica”.

É focando o debate sobre o papel das exportações na economia portuguesa que Cristina Azevedo convida todos a discutir “o que de melhor se faz em Portugal e ainda e tirar dúvidas e/ou conhecer todos os mecanismos de apoio à abertura da sua empresa aos mercados externos”.

“Exportar é crescer, alargar Portugal, ser maior e chegar mais longe. O êxito dos negócios, dos produtos e dos talentos ‘made in Portugal’ depende disso. Sair da casca, e sair do sofá, é a saída para a crise nacional”, exorta a organização das Exit Talks, confiante de que “Portugal tem saída”.

Comentários