Artigo

Fãs invadem reprodução do café de "Friends" em Nova Iorque

Os fãs da série "Friends" invadiram nesta quarta-feira a réplica do café "Central Perk", em Nova Iorque, um dos cenários mais famosos da sitcom que completa 20 anos, e alguns passaram a madrugada acampados para viver este momento de nostalgia.

Sofá laranja, poltrona verde e uma grande vitrina, nada falta no cenário que ficará aberto ao público de 17 de setembro a 18 de outubro no sul de Manhattan, segundo a Warner Bros e o Eight O'Clock Coffee, os sócios do projeto.

Com o objetivo de marcar o 20º aniversário da série que contava as aventuras dos seis amigos - Joey, Ross, Rachel, Phoebe, Monica e Chandler - que cativaram os corações de milhões de fãs de todo o mundo, os promotores do evento também providenciaram uma loja onde é possível comprar lembranças e itens de colecionadores.

Para compensar a ausência dos amigos vividos por Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), David Schwimmer (Ross), Matt LeBlanc (Joey) e Matthew Perry (Chandler), os visitantes poderão tomar um café, participar em concursos, tirar fotos e ouvir "Smelly Cat", a clássica canção criada e interpretada por Phoebe. O barman Gunther - o ator James Michael Tyler - aparecerá ocasionalmente.

Andres Pratts, de 27 anos, que trabalha em uma clínica veterinária em Manhattan, contou que a fila já virava o quarteirão quando ele chegou, às 8 horas da manhã. Pratts é tão apaixonado pela série que batizou seu bulldog de Bing - o apelido da personagem de Chandler - e estava disposto a comprar grãos do café do "Central Perk". "Está lindo. Adorei poder tirar uma foto no sofá. Adoro este cenário", declarou.

As roupas usadas pelos protagonistas também estão em exibição, assim como a máquina de café do verdadeiro cenário, fotos e outros objetos.

Lauren Greasley, de 30 anos, que se encontra de férias na cidade com o namorado Richard, aproveitou para fazer parte da festa. "Isto é ótimo. É muito bom. É demais", afirmou, depois de tirar fotos no sofá laranja.

Os fãs não aceitam comentários de que a série - pré-boom da internet, pré-smartphone e, em alguns casos, mais velha do que muitos presentes na fila - tenha ficado datada.

Laura Cameron, que trabalha em TI, em Melbourne, afirmou que a oportunidade de visitar o "Central Perk" foi o ponto alto de sua viagem à Big Apple.

Uma representante do Eight O'Clock Coffee afirmou que mais de 250 pessoas passaram pelo local em menos de duas horas, e que muitos fãs acamparam durante a madrugada para serem os primeiros a visitar o cenário. "Ultrapassou todas as nossas expectativas", afirmou.

Apenas 50 pessoas podem entrar por vez na cafetaria. O café ficará aberto até 18 de outubro entre as ruas Lafayette e Broome, no SoHo, um dos bairros mais boémios de Nova Iorque.

O primeiro episódio de "Friends" foi transmitido a 22 de setembro de 1994 pela NBC. A série durou dez temporadas e acabou a 6 de maio de 2004. O último episódio foi visto por 52,5 milhões de telespectadores.

@AFP

Comentários