Artigo

Fernando Mendes festeja 10 anos de «O Preço Certo»

"O gordo mais simpático de Portugal" está a comemorar 10 anos de apresentação de "O Preço Certo", o concurso diário que antecede o Telejornal do canal público.

O ator já leva nas pernas 1900 emissões do programa e ainda não se fartou. Todas as semanas recebe dezenas de cartas, muitas delas com "pedidos de dinheiro, frigoríficos, televisões e outras coisas".

Foi a 26 de setembro de 2003 que Fernando Mendes recebeu o testemunho de Jorge Gabriel e três dias depois estreou-se na condução do concurso da RTP1. "Foi péssimo! Estava muito nervoso. Aqueles 48 minutos pareciam intermináveis e eu só queria que acabassem o mais depressa possível".

Em 10 anos de "O Preço Certo", o ator/apresentador deu "milhares de montras de prémios" e diz que o sucesso do programa deve-se "ao público que nos tem sido fiel". Quanto ao seu segredo, Mendes explica: "Não sou um apresentador e, por isso, não invento. Sou eu próprio".

Sobre os milhares de presentes que recebeu, conta: "Os mais personalizados estão na minha casa e os restantes guardados na garagem do meu amigo Canário em Tercena (Oeiras)". Em relação à comida, revela que a mesma "é distribuida entre as pessoas da produção e as senhoras da limpeza. Às vezes também damos a instituições de solidariedade social".

Além das muitas cartas que recebe com pedidos, Fernando Mendes diz que há outras com críticas ao programas ou elogios. "Há reclusos que me agradecem pela companhia que O Preço Certo lhes faz nas prisões".

Comentários