"Amar pelos Dois", a canção vencedora - que reuniu o maior número de ( 12 votos do júri regional e 10 do público), vai representar Portugal na primeira semifinal do Festival da Eurovisão da Canção, a 9 de maio, na Ucrânia. Em segundo lugar ficou o trio Viva La Diva com "Nova Glória", somando 18 pontos - 6 do júri e 12 do público.

Nas redes sociais, as opiniões sobre a vitória de Salvador Sobral dividem-se, com vários espectadores a defenderem que o tema não se enquadra no estilo do Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Kiev.

"A minha maneira de estar na música é através das canções.  Não podia deixar de dar um abraço de parabéns ao Salvador e à Luisa Sobral porque ganharam ontem o Festival da Canção com todo o valor, mérito e com uma grande canção", elogiou João Só, um dos compositores a concurso, acrescentando que "Amar pelos dois" não é uma tema "simples". "É uma obra ao mais alto nível, mas nem precisava de o dizer", frisou.

Nuno Markl, jurado nas duas semifinais, também ficou feliz pela vitória dos irmãos Sobral. "Pronto, agora que já não sou jurado de nada e não corro riscos de influenciar ninguém, deixem-me que dê os parabéns ao Salvador Sobral e à Luisa Sobral. O 'Amar Pelos Dois' é uma bela canção, uma espécie de curta-metragem sonora encantadora da qual o Salvador é um extraordinário protagonista", escreveu o humorista na sua página no Facebook.

"Chocado com comentários feitos à canção vencedora e ao Salvador Sobral. Esse conceito de canção 'festivaleira' ou eurovisiva é para mim um argumento sem fundamento. As canções são o que são até serem pontuadas... a Eurovisão não é chapa cinco! Nunca foi e até já surpreendeu muitas vezes. Agora, insultos, escárnio e ódio vão realmente afundando a cultura em Portugal e demonstrando a falta de respeito total por ela e pelos artistas, músicos e por aí fora e isso sim, é que é grave", escreveu o músico Henrique Feist na sua conta no Facebook.

Miguel Araújo também elogiou a canção vencedora nas redes sociais. "A canção vencedora do festival da canção é uma maravilha, dispensou tudo quanto há de adorno flamejante ao estilo programa ídolos e chegou até nós, curiosamente, pelas mãos de dois ex-concorrentes que o programa ídolos precocemente dispensou", escreveu o músico.

Nas redes sociais, em especial no Twitter, os espectadores também comentaram a gala final do Festival da Canção, que celebrou também os 60 anos da RTP.

Portugal vai subir ao palco da Eurovisão na primeira semifinal da competição, numa cerimónia que conta ainda com as participações do Montenegro, Finlândia, Geórgia, Bélgica, Suécia, Albânia, Azerbaijão, Austrália, Chipre, Eslovénia, Arménia, Moldávia, República Checa, Letónia, Islândia, Grécia e Polónia. A segunda semifinal está agendada para 11 de maio e a final decorre no dia 13 do mesmo mês.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.