Portugal vai voltar a espetar representado no palco do Festival Eurovisão da Canção, que em 2017 se realiza na Ucrânia. Esta segunda-feira, 5 de dezembro, a RTP apresentou as novas regras da fase de seleção nacional e a lista de compositores que vão trabalhar nos temas a concurso.

Celina da Piedade, Jorge Fernando, Luísa Sobral, Márcia, Nuno Feist, Nuno Gonçalves, Pedro Silva Martins, Samuel Úria, Tóli César Machado, João Pedro Coimbra (Mesa), João Só, Nuno Figueiredo (Virgem Suta), David Santos (Noiserv), Rita Redshoes, Héber Marques e Pedro Saraiva foram os músicos escolhidos pelo operador público de rádio e televisão para escreverem os temas e escolherem os respetivos interpretes.

“No ano em que assinala 60 anos, a RTP organiza a 51ª edição do Festival da Canção, a qual irá decorrer nos meses de fevereiro e março de 2017, conforme o compromisso assumido no ano passado. Neste evento, que contará com duas semifinais e uma final, será apurada a canção que irá representar Portugal no 62º Festival Eurovisão da Canção”, explica a RTP em comunicado.

De acordo com o operador público, na 51ª edição do Festival da Canção "vão estar a concurso oito canções em cada semifinal, das quais irão ser apuradas quatro para a final, constituindo-se assim as oito músicas finalistas da edição de 2017".

Segundo o site ESC Portugal, pela primeira vez na história do festival, não será obrigatório apresentar temas em português. Já a votação estará nas mãos do público e de um júri escolhido pela RTP. No final, os pontos serão associados às sete regiões portuguesas.