Na página de Facebook do evento televisivo, vários seguidores criticaram as canções. Em resposta a um dos espectadores, a equipa que gere as redes sociais do Festival da Canção frisou que, "para muitos dos compositores, a Eurovisão não era o objetivo". "Antes ter esta oportunidade para mostrar mais da música portuguesa", acrescenta.

O comentário da organização recebeu de imediato dezenas de críticas dos seguidores da página de Facebook. "Se não têm a Eurovisão como objetivo, desistam do Festival da Canção", respondeu um dos espectadores da RTP1.

FdCanção

Nuno Markl também comentou as reações dos espectadores nas redes sociais. "Como se vê nas redes sociais, o Festival da Canção continua a empolgar e a irritar profundamente pessoas, independentemente de ser mais assim ou mais assado", escreveu o júri do Festival da Canção, acrescentando que, "entre esta eliminatória e a de domingo que vem, o leque de autores, participantes e canções é do mais variado de sempre, uma montra bastante alargada de muitos estilos, vozes e inspirações que compõem a música portuguesa hoje".

"Eu já estou contente com a ideia de um programa - chamem-lhe Festival ou o que quiserem - que é uma festa de criação de canções por malta de talento, mesmo que se goste mais de umas e menos de outras; é normal", explicou Markl.

"Agora que esta eliminatória terminou, posso dizer que o meu 12 da noite foi para o Salvador Sobral", revelou o humorista.