Com estreia marcada para 24 de janeiro de 2016, "Ficheiros Secretos" vai "começar e acabar com a mitologia", disse o ator que dá corpo a Fox Mulder. "Acho que vamos continuar com a mitologia como era, mas, obviamente, isto é novo e nós estamos a tentar ensinar a um cão velho truques novos também, então vamos ver. Eu sou o cão velho", gracejou.

Segundo as ideias desvendadas pelo ator, a nova temporada de "Ficheiros Secretos" vai manter uma conspiração alienígena ao longo de episódios centrados em casos paranormais específicos: "Quantos episódios com a mitologia da série? Não sei. Imagino dois ou três, mas é apenas especulação minha, não sei".

Sobre o regresso à televisão, Duchovny admite estar satisfeito, reconhecendo que nunca fará nada igual na vida: "Nunca vou fazer nada de novo que seja tão grande como 'Ficheiro Secretos', porque simplesmente coisas assim não acontecem".

"Ficheiros Secretos" estreou em 1993 e terminou em 2002, após nove temporadas. A série marcou os anos 1990 e deixou slogans emblemáticos na cultura pop, como "A verdade está lá fora" ou "Não confie em ninguém". David Duchovny (Fox Mulder) e Gillian Anderson (a agente Dana Scully) estão confirmados e preparados para voltar ao mundo paranormal.