Artigo

"Ficheiros Secretos" voltam este ano para 10 novos episódios

David Duchovny e Gillian Anderson vão estar na nova temporada, que será realizada pelo criador da série Chris Carter.

A série "Ficheiros Secretos" vai voltar ao pequeno ecrã para uma nova temporada de 10 episódios, anunciou a FOX esta quinta-feira, 20 de abril. O novo capítulo vai para o ar no final de 2017 e início de 2018.

Considerada uma das maiores séries de culto de todos os tempos, "Ficheiros Secretos" é protagonizada por David Duchovny e Gillian Anderson.  O popular drama de ficção científica estreou em 1993 e terminou em 2002, após nove temporadas, e marcou os anos 1990 com slogans emblemáticos como "A verdade está lá fora" ou "Não confie em ninguém". Em 2016 regressou com mais seis episódios e foi um sucesso de audiências nos EUA, embora as reações da crítica tenham sido díspares.

Com cerca de 20 episódios por temporada, a narrativa alternava entre os casos do "monster of the week", uma ameaça iniciada e resolvida ao longo de uma hora, e o longo novelo do "mytharc", que abarcou todas as épocas e mergulhou nas teorias da conspiração sobre uma invasão extraterrestre. Este formato, não sendo inédito no pequeno ecrã, teve em "Ficheiros Secretos" uma das referências mais constantes e influentes dos anos 1990, servindo de alavanca para muito do que se seguiria: de "Perdidos" a "Fringe", de "Bones" a "Supernatural", ou mesmo pela lógica de procedural das várias versões de "CSI".

Comentários