Artigo

Filipa Vacondeus e Filipa Gomes ensinam a cozinhar na estrada

"À Boleia da Filipa", a nova aposta do 24Kitchen, junta Filipa Vacondeus e Filipa Gomes, unidas pela arte de bem cozinhar e bem comer em vários recantos lisboetas. O programa estreia a 12 de maio, às 21h30.

Veterana nas andanças culinárias, Filipa Vacondeus está de volta em exclusivo no 24Kitchen, que vai estrear um novo programa gastronómico diferente de todos os que a "senhora dos restinhos" apresentou nos mais de 30 anos de experiência em televisão. No entanto, a cozinha tradicional portuguesa continua a ser a temática principal. Em "À Boleia com Filipa" não vão faltar as famosas pataniscas ou a condimentada feijoada, o peixe fresco ou os melhores enchidos, o doce toucinho do céu ou o pudim de abade de priscos, garante o canal.

Mas Filipa Vacondeus não estará sozinha. A seu lado estará a apresentadora do "Prato do Dia 2", Filipa Gomes. Juntas, fazem-se à estrada já a partir de dia 12 de maio, na nova produção nacional do 24Kitchen. Neste dia, Filipa Vacondeus celebra também o seu 81º aniversário.

Com uma cozinha ambulante inserida num food truck, Filipa Vacondeus e Filipa Gomes vão viajar por Lisboa e arredores mostrando ao público que as encontra na rua como preparar os melhores petiscos “tugas” convidando as pessoas a juntarem-se a elas para uma degustação final. Ao mesmo, levam os espectadores pelos mais coloridos mercados onde escolhem os melhores e mais frescos ingredientes a um preço acessível.

"À Boleia da Filipa" pretende mostrar ao país a arte de bem cozinhar e bem comer. De entre os lugares onde as apresentadoras estacionam o food truck destacam-se o Terreiro do Paço, a Avenida da Liberdade, Campo de Ourique, Santa Apolónia, Parque das Nações, Mercado de Alvalade, Parque Eduardo VII, Jardim Botânico, Cidade Universitária, Belém, Setúbal, Vila Franca de Xira, Cabo da Roca ou Lezíria. Nestes locais, os transeuntes têm a oportunidade de conversar um pouco com “as Filipas” e, ao mesmo tempo, degustar os três pratos que preparam durante o programa: entrada, prato principal e sobremesa. Estes pratos têm a particularidade de serem todos tradicionalmente portugueses e de uma região específica do país.

Em cada episódio – ao todo são 13 – as duas cozinheiras apresentam três sabores tradicionais de uma zona específica do país, desde a feijoada transmontana ao sarrabulho minhoto, passando pelas tripas à moda do Porto e pelas sopas da Beira, antecipa o 24Kitchen.

Comentários