Artigo

«Foi Assim que Aconteceu»: cinco razões para o sucesso

Depois de nove temporadas e 208 episódios, "Foi Assim que Aconteceu" terminou nesta segunda-feira, com a emissão do derradeiro capítulo na CBS, nos EUA. Embora as audiências nunca tenham sido das mais elevadas, a série tornou-se um considerável fenómeno cultural desde a estreia, em 2005. A AFP Relax News explica porquê.

A julgar só pelo argumento, "Foi Assim que Aconteceu" ("How I Met Your Mother") não será particularmente notável. A série centra-se na vida de um nova-iorquino, Ted Mosby, e no seu grupo de amigos, uma premissa comum que a dupla de criadores, Carter Bays and Craig Thomas, conseguiu desenvolver de forma especial. Estas serão algumas das razões decisivas para o sucesso:

1: A narrativa assente em flashbacks
Um dos elementos mais originais de "Foi Assim que Aconteceu" é a estrutura narrativa, que ajuda a explicar o motivo pelo qual a série se manteve no ar durante tanto tempo. Parte da ação centra-se em 2030, quando Ted explica aos filhos como conheceu a mãe destes. A história arranca 25 anos antes, quando Ted Tinha 27 anos.
Os recorrentes flashbacks da série acrescentam profundidade à história e às personagens, que são apresentadas em diferentes fases da vida. Ao longo dos anos, vimos como Lily, Marshall e Ted se conheceram na faculdade, como Barney passou de hippe a homem de negócios ou como Robin viveu a sua fase de estrela pop no Canadá.

2: Frases emblemáticas
Nos seus 208 episódios, "Foi Assim que Aconteceu" foi deixando várias expressões reconhecíveis e repetidas em quase todos os capítulos. Barney é o autor da maioria: "Olá, já conheceste o Ted?", "Desafio aceite" ou "Vai ser len... espera... dário. Lendário!"

3: Curiosidades e tramas paralelas
A série da CBS desenvolveu centenas de situações, algumas relacionadas com a tramas principal, outras nem por isso... e outras não sabemos ao certo. A cabra e o ananás que aparecem no apartamento de Ted numa manhã, a aposta dos estalos que Barney perdeu, um guarda-chuva amarelo que tem uma proprietária muito particular... Pormenores destes ajudaram a dar uma mística especial à sitcom e são motivo de conversa dos fãs em todo o mundo.

4: Múltiplas teorias e regras
As personagens aderem a certas regras e teorias bem conhecidas dos espectadores, o que fortalece o fenómeno de identificação. A teoria de Olive, a máxima da mãe de Ted que diz que "Não acontece nada de bom depois das duas da manhã" ou a regra dos três dias depois do encontro são algumas das mais conhecidas.

5: Barney Stinson, a estrela da história
Uma grande parte dos elementos descritos nos três últimos pontos anteriores partem do protagonista da série. Interpretado por Neil Patrick Harris, Barney é a estrela indiscutível da sitcom e o principal responsável pela sua popularidade. Dos códigos de conduta para a amizade entre homens aos esquemas para conquistar mulheres, não lhe faltam características que fazem dele a personagem mais politicamente incorreta, imprevisível e memorável de "Foi Assim que Aconteceu".

Comentários