Artigo

Guru da Google inspira-se em computador de "Star Trek"

Amit Singhal, o guru de pesquisas da Google, acredita que o motor de busca do futuro será "um assistente pessoal perfeito", capaz de saber, na hora, o que o utilizador deseja, como o computador usado pelo capitão James Kirk, da série "Star Trek - O Caminho das Estrelas".

Em entrevista à AFP, em Nova Deli, o responsável pela equipa que gere o famoso algoritmo da Google disse que a evolução dos motores de busca está longe do "Santo Graal da busca" com o qual sonha.

Singhal prevê o auge do "saber por procura", através do qual a informação chegará ao utilizador antes de este a digitar, graças a uma combinação de ferramentas de reconhecimento de voz, compreensão de idiomas e tecnologias táteis.

Desta forma, o motor de busca do futuro será "o perfeito assistente pessoal, que colocará ao seu alcance todos os saberes técnicos, fortalecendo o seu processo de pensamento".

O guru das buscas na Google desconsidera as críticas de alguns cientistas, que dizem temer que, ao dispor de toda esta informação, pensar se torne algo muito trabalhoso, e que habilidades como concentração e memória percam força.

Para Singhal, é preciso "ensinar as pessoas a nadar a favor da tecnologia e não contra a corrente".

"Com Gutenberg e a imprensa, surgiu a preocupação de que a palavra falada pudesse terminar. Pelo contrário, estamos muito melhor com o saber que ela trouxe", argumentou.

"Com a televisão, temia-se que as pessoas deixassem de ler livros, o que não aconteceu", acrescentou o alto funcionário da Google, à frente do motor de busca da empresa norte-americana desde o ano 2000.

O motor de busca é o núcleo do Google, disponível em mais de 110 idiomas. É a ferramenta de busca mais usada do planeta e transformou a empresa em uma das mais rentáveis.

Singhal chefia a equipa que administra o algoritmo do motor, continuamente atualizado para dar as respostas mais pertinentes aos milhões de buscas formuladas pelos utilizadores.

A longo prazo, este fã "Star Trek - O Caminho das Estrelas" sonha em construir o famoso computador da popular série de ficção, "capaz de responder instantaneamente a qualquer pergunta que possam fazer".

Através da ferramenta de reconhecimento de voz, o motor de busca seria capaz de responder a uma pergunta feita em voz alta, como fazia o computador de James Kirk, personagem principal da série. "Estamos mais perto deste sonho do que nunca teria pensado", afirmou.

Singhal estava em Nova Deli para anunciar o lançamento da nova versão do Google em hindi.

A grande maioria dos 198 milhões de falantes de inglês na Índia usa a internet. Com esta versão em hindi, espera-se que o número de utilizadores chegue a 300 milhões.

Singhal disse que a versão em hindi, a língua mais falada na Índia, facilitará o uso da internet "para pessoas como a minha mãe", que se expressa melhor em hindi do que em inglês.

"Conhecimento é poder", afirmou.

@AFP

Comentários