O estudo "Where We Are on TV", divulgado esta semana pela Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD), organização de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e queer, avança que nunca houve tantas personagens LGBTQ na televisão norte-americana e, por conseguinte, em todo o mundo. Apesar da percentagem ainda ser baixa, 4,8%, é a mais alta de sempre, segundo a associação.

Personagens LGBT
Personagens LGBTQ em horário nobre na televisão norte-americana

Para Sarah Kate Ellis, presidente da GLAAD, houve um aumento "encorajador" e que continua a colocar a televisão à frente do cinema, havendo “retratos mais diversificados e intrincados da comunidade LGBTQ” no pequeno ecrã.

Segundo o estudo, nas produções norte-americanas em sinal aberto há 43 personagens regulares LGBTQ no horário nobre e identificadas nos guiões. Já nos canais pagos, a GLAAD contabilizou 92 personagens.

 Na televisão tradicional, sem contabilizar os serviços de streaming, no total, foram identificadas 71 personagens (protagonistas, secundárias ou pequenas participações) LGBTQ e 142 nas séries do cabo. Nos serviços de streaming online, como a Netflix, Amazon ou Hulu, a organização identificou 45 personagens principais e outras 20 secundárias.

Em comunicado, Sarah Kate Ellis frisa ainda que "as plataformas de cabo e streaming ainda têm de incluir personagens LGBTQ mais diversificadas".

A investigação apresentada pela organização de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e queer concluiu ainda que a bissexualidade tem sido mais representada nos serviços de streaming e nos canais em sinal aberto. "Muitas destas personagens ainda recaem em estereótipos perigos os sobre bissexuais", frisa ainda a  GLAAD.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.