Artigo

Harry Potter protagoniza ciclo especial na Fox Movies

Nos dias 21 e 22 de junho, a Fox Movies emite os primeiros quatro filmes de Harry Potter. Neste especial de fim de semana repleto de poções mágicas, feitiços e vassouras voadoras, serão emitidos "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" e "Harry Potter e o Cálice do Fogo".

A saga cinematográfica de Harry Potter é uma das mais populares dos últimos anos, tendo conquistado recordes de bilheteira em muitos dos seus filmes. As aventuras do jovem feiticeiro contam com um elenco que os fãs viram crescer com os diversos capítulos: Daniel Radcliffe, que interpreta o protagonista Harry Potter; Rupert Grint e Emma Watson, na pele dos dois amigos inseparáveis de Harry, Ron e Hermione; para além de nomes veteranos do cinema como Julie Walters, Robbie Coltrane, Keneth Branagh, Alan Rickman, Maggie Smith, John Cleese, Gary Oldman, Emma Thompson, Robert Pattinson, Ralph Fiennes, entre muitos outros.

Composta por um total de oito filmes, a saga já teve doze nomeações nos Óscares da Academia. O último filme da saga, "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2", estreou-se em 2011.

Sinopse e ficha técnica dos filmes:

"Harry Potter e a Pedra Filosofal": sábado, dia 21 de junho, às 21h15
Título original: Harry Potter and the Sorcerer’s Stone
Duração: 152 minutos
Realizador: Chris Columbus
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Richard Harris, Maggie Smith, Robbie Coltrane, Harry Melling, Emma Watson
Prémios: Três nomeações aos Óscares. Outras 50 nomeações e 14 vitórias.
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" é a primeira adaptação dos best-sellers da escritora britânica J.K. Rowling. Órfão de pai e mãe, o pequeno Harry (Daniel Radcliffe) - o rapazinho de óculos cujas aventuras livrescas conseguiram encantar miúdos e graúdos em todo o mundo - vive com os tios "muggles", terrivelmente chatos, e com um primo que o odeia. À beira de completar 11 anos, Potter estranha alguns dos seus poderes: há certas coisas que acontecem quando as deseja muito, muito. Tudo acaba por lhe ser explicado depois de receber uma misteriosa carta de um colégio de feitiços e magia chamado Hogwarts, do qual nunca ouviu falar. Afinal de contas, Potter tem sangue de feiticeiros e é conhecido em todo o mundo mágico por um feito lendário... O filme, sobre o primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts, é extremamente fiel aos livros de Rowling e conseguiu transpor para o grande-ecrã todo o imaginário da escritora britânica, em grande parte devido a elaborados e grandiosos cenários e a um guarda-roupa excecional, que valeu a ‘Harry Potter’ duas nomeações para os Óscares (a terceira foi para a banda sonora original assinada por John Williams).

"Harry Potter e a Câmara dos Segredos": sábado, dia 21 de junho, às 23h50
Título original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Duração: 161 minutos
Realizador: Chris Columbus
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Richard Griffiths, Fiona Shaw, Harry Melling, Toby Jones
Prémios: Dez vitórias e 34 nomeações
Antes do início do novo ano escolar na Escola de Hogwarts de Magia e Feitiçaria, Harry (Daniel Radcliffe) recebe a visita de Dobby (Toby Jones), um elfo doméstico com poderes extraordinários que avisa o pequeno feiticeiro para não voltar ao colégio pois corre um grande perigo. No entanto, Harry ignora o seu aviso e regressa a Hogwarts. Mas começam a acontecer uma série de coisas muito, muito estranhas, com Harry a ouvir uma voz que parece vir das paredes. É então que ele e os seus dois amigos, Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), ouvem falar da Câmara dos Segredos, uma câmara que apenas um verdadeiro descendente de Salazar Slytherin poderá abrir. E toda a gente pensa que poderá ter sido Harry a ter aberto a Câmara dos Segredos, pois o pequeno aprendiz consegue falar com cobras e Slytherin era precisamente conhecido por conhecer a linguagem destes répteis. Harry, Ron e Hermione vão então ter de descobrir os segredos por trás da estranha força negra que está a aterrorizar a escola de Magia e Feitiçaria. ‘Harry Potter e a Câmara dos Segredos’ é o filme que se segue a ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ e é a segunda adaptação cinematográfica dos mega best-sellers da escritora britânica J.K. Rowling.

"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban": domingo, dia 22 de junho, às 21h15
Título original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Duração: 142 minutos
Realizador: Alfonso Cuarón
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Griffiths, Pam Ferris, Fiona Shaw, Harry Melling
Prémios: Duas nomeações aos Óscares. Outras 35 nomeações e 13 vitórias.
É o terceiro ano de Harry Potter (Daniel Radcliffe) em Hogwarts e o pequeno feiticeiro e os seus amigos terão novas aventuras e desafios pela frente. Um perigoso assassino chamado Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, a prisão dos feiticeiros, e pretende destruir Harry. Com o objetivo de proteger a escola e apanhar Black, são enviadas centenas de Dementors, criaturas mágicas que residem na prisão e se alimentam dos sentimentos dos que os cercam. Harry vai descobrir quais são os segredos perturbadores sobre o assassino e desvenda também um pouco mais da sua história pessoal e da vida dos seus pais.

"Harry Potter e o Cálice do Fogo": domingo, dia 22 de junho, às 23h35
Título original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Duração: 157 minutos
Realizador: Mike Newell
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Eric Skyes, Timothy Spall, Robert Pattinson, Ralph Fiennes, Gary Oldman
Prémios: Uma nomeação aos Óscares. Outras 34 nomeações e dez vitórias.
É o quarto ano de Harry Potter (Daniel Radcliffe) em Hogwarts e também o ano em que vai acontecer o prestigioso torneio dos Três Feiticeiros. Apesar da pouca idade e experiência, Harry é misteriosamente selecionado para o torneio, um extraordinário evento internacional em que o jovem feiticeiro competirá contra estudantes mais velhos de Hogwarts e de outras duas escolas de feitiçaria europeias. E, como se o torneio não fosse já preocupação suficiente para Harry, os apoiantes de Lord Voldermort (Ralph Fiennes) lançam o pânico quando a marca negra, que assinala o retorno ao poder de Voldemort, queima os céus durante o Campeonato do Mundo de Quidditch. No meio de tudo isto, Harry tem ainda de conseguir um par para o Baile de Hogwarts...

Comentários