"Ídolos" foi um dos programas de talentos da televisão portuguesa que mais espectadores prendeu ao pequeno ecrã. O formato produzido pela Fremantle Media e apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger estreou há exactamente 14 anos, no dia 5 de setembro de 2003.

Luísa Sobral, Débora Gonçalves, Nádia Pimentel e Ricardo Oliveira foram alguns dos concorrentes que chegaram à fase final da primeira edição do "Ídolos", mas o grande vencedor foi Nuno Norte. O jovem cantor foi o preferido do público e, ao longo das galas, foi recebendo votos de confiança de Luís Jardim, Sofia Morais, Ramón Galarza e Manuel Moura dos Santos, os jurados.

Veja os melhores momentos da participação de Nuno Norte no "Ídolos":

Nuno Norte, hoje com 40 anos, foi o primeiro "ídolo" de Portugal - antes de se aventurar no programa da SIC, o artista tentou a sua sorte ao formar uma banda de amigos, os Mamma Soup, e foi músico de rua em Lisboa. Mas foi no "Ídolos" que conquistou a fama e que conseguiu um lugar na música nacional.

Em 2006, Nuno Norte juntou-se a João Gil para ser o vocalista da Filarmónica Gil, banda que ficou conhecida pelo tema "Deixei-te Ficar na Minha Casa". Dois anos depois, o vencedor do programa da estação de Carnaxide criou um grupo de tributo aos Nirvana, os Teen Spirits, e, em 2011, juntou-se ao ator José Carlos Pereira e juntos formaram a banda Sal.

Veja Nuno Norte com o seu grupo de tributo aos Nirvana:

Recorde o tema dos Filarmónica Gil:

Apesar de admitir que não depende da televisão para fazer música, o cantor de 40 anos aventurou-se ainda no  Festival RTP da Canção em 2009 e 2011.

Em entrevista no "Alta Definição", em julho, o cantor admitiu ter saudades dos colegas do programa e recordou o momento da vitória. "O Nuno que venceu, na altura exacta em que disseram o nome dele, era aquele que só queria sair dali - tanto que eu só levantei o braço, não fui muito efusivo na minha vitória. Só queria sair dali rapidamente porque a pressão tinha sido tanta que eu precisava de respirar", contou Nuno Norte, revelando que foi a sua mãe que o inscreveu no programa.

Atualmente, Nuno Norte está a trabalhar num novo disco, que deverá ser editado até ao fim de 2017.

Veja o vídeo de homenagem de Nuno Norte a Chris Cornell:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.