Artigo

Jacinta, a voz do jazz português está no MEO Kanal

A voz “quente, redonda e possante” de Jacinta foi aclamada pela crítica portuguesa. Vencedora do prémio músico revelação em 2001 e da distinção de “o melhor da Europa” pela revista Reader’s Digest, Jacinta tem-se afirmado através dos seus vários projetos como a principal voz do jazz em Portugal. Agora, a cantora está no MEO Kanal, onde poderá acompanhar de perto a sua carreira.

Nascida na Gafanha da Nazaré, Jacinta inicia-se na música aos 4 anos. Aos 12 entra no Conservatório, já depois da sua primeira atuação em público. Aqui completa o Curso Geral no instrumento de piano clássico. Estava desde cedo delineado um percurso que passaria inevitavelmente pela música: os instrumentos ficam para os primeiros anos de formação, pois é na voz de Jacinta que é feita a grande aposta. O interesse pelo jazz surge apenas em 1992, altura em que frequentava o curso de Música na Universidade de Aveiro, e foi com este estilo que se tornou, no ano seguinte, finalista do programa televisivo “Chuva de Estrelas”, imitando Ella Fitzgerald com os temas Summertime e Night and Day.

A ida à televisão abriu-lhe muitas portas e, depois de uma temporada a estudar na Manhattan School of Music, Jacinta é distinguida, em 2001, com o prémio Músico Revelação do ano. Dois anos depois o seu primeiro álbum “Tribute to Bessie Smith” torna-se o 1º disco de ouro de jazz português, atingindo 7º lugar no top nacional de vendas. A boa recepção ao primeiro trabalho de Jacinta dá o mote para um segundo, “Day Dream”, lançado dois anos depois.

O terceiro trabalho da cantora, “Convexo” viria a surgir apenas em 2007. Na base da sua música estava Zeca Afonso, mote e objeto deste disco e, consequentemente, da maior tournée de Jazz de sempre em Portugal, com 20 concertos de Norte a Sul do Pais.

“Songs of Freedom”, o último trabalho de Jacinta, surge em 2009. Aqui a artista toma na voz célebres temas dos anos 60, 70 e 80, interpretando grandes êxitos da Musica Pop num formato jazzístico e intimista.

Pelo caminho, ao longo de um percurso que teve sempre como base o estudo aprofundado do jazz, ficaram projetos pessoais como “Jacinta Canta Brasil”, “Jacinta canta Monk” e um período em que se dedicou à Produção Própria de Agenciamento e Management.

Agora, pode acompanhar o percurso de Jacinta no MEO Kanal 316611, onde estão disponíveis vários vídeos sobre a carreira e atuações da artista. Pode também ficar a conhecer melhor o percurso de Jacinta através do site oficial da cantora.

O MEO Kanal de Jacinta é apenas um dos mais de 35 mil canais disponíveis atualmente, por isso, fique atento a todas as novidades MEO Kanal através do Facebook.

Comentários