Artigo

Kátia Guerreiro, acompanhe a fadista do MEO Kanal

Com 13 anos de carreira, Katia Guerreiro é uma das mais reconhecidas vozes do Fado, cujo trabalho tem contribuído para difundir lá fora esta arte tão portuguesa. Agora é possível ouvir alguns dos temas da fadista no MEO Kanal 412819.

Nascida na África do Sul e criada nos Açores, desde cedo Kátia descobriu a sua paixão pela música. Tocou no Rancho Folclórico de Santa Cecília quando nova, foi vocalista da banda de rock “Os Charruas” na faculdade, mas foi no Fado que encontrou o seu lugar.

Tudo começou em 2000, quando Kátia participou no concerto de homenagem a Amália Rodrigues, no Coliseu de Lisboa. A sua interpretação de 'Amor de Fel' e de 'Barco Negro' valeram-lhe a distinção de melhor fadista da noite.

Um ano depois, Kátia edita o disco "Fado Maior", o seu primeiro álbum, tendo este chegado a disco de Prata e sido nomeado para o Prémio José Afonso. No seu segundo álbum “Nas mãos do fado” (2003) Kátia dá espaço à poesia nacional, destacando poetas como Luís de Camões, Florbela Espanca, Ary dos Santos e António Lobo Antunes.

Em 2005 surge “Tudo ou nada”, um disco onde Bernardo Sassetti a acompanhou ao piano e onde cantou poetas como Vinicius de Moraes, Sophia de Mello Breyner e António Lobo Antunes.

Nos discos “Fado” e “Os Fados do Fado“ Kátia colocou o Fado como peça central do seu repertório, optando por temas que são referência nesta arte que é agora Património Imaterial da Humanidade.

Em 2010, a fadista celebra 10 anos de carreira com o lançamento de “10 anos - Nas asas do Fado”, um CD duplo onde se compilam os temas que a cantora mais gostou de interpretar e alguns dos duetos que teve a oportunidade de fazer na sua carreira.

O mais recente trabalho de Kátia, “Património”, editado em 2011, é uma edição comemorativa por ocasião do espetáculo da fadista no Olympia, em Paris. Trata-se de uma versão do disco “10 Anos- Nas Asas do Fado” especialmente preparada para o público francês e que inclui, por isso, o tema ‘Lisboa’ de Charles Aznavour.

Agora é possível ouvir alguns dos temas da fadista no MEO Kanal 412819. Para ver este canal basta carregar no botão verde do comando MEO e digitar o número 412819.

Lançado em fevereiro de 2012, o MEO Kanal está disponível para os mais de 1,22 milhões de clientes MEO, integrando uma comunidade responsável pela criação de mais de 35 mil canais, com mais de 81 mil horas de conteúdos disponíveis. Portanto, acompanhe todas as novidades sobre o MEO Kanal através do Facebook.

Comentários