Artigo

Lembra-se de "Verão Azul"? RTP vai recriar série em Caminha

"Verão M" é a nova aposta do primeiro canal público.

“Verão Azul”, série que estreou na TVE em outubro de 1981 e que passou em Portugal em 1982, foi um marco de popularidade na Península Ibérica, América Latina e até em países como a Bulgária ou Croácia. 35 anos depois, a RTP quer criar uma versão portuguesa da popular história.

A praia do Moledo, em Caminha, será o cenário principal da nova produção, "Verão M". As gravações, que arrancam na primavera, também vão passar por Viana do Castelo e Galiza, avançou o canal esta segunda-feira, 11 de setembro, na apresentação da nova série, em coprodução com a Skydreams e Santa Rita Filmes, com o apoio do município de Caminha e do Turismo Porto e Norte.

"O que aqui vai ser feito é um objeto filmado que é contemporâneo e um dia será histórico. Aquilo que vai tocar nas pessoas, pela diferença, são construções narrativas de histórias, onde o mar, a verdade do vento, as montanhas, traz um sopro de imaginação que nos marca, como marcou o 'Verão Azul", explicou o diretor de programação da RTP, Daniel Deusdado, acrescentando que a série terá "um belo conjunto de atores" e que "será filmada em cenário real". "As pessoas vão poder ver ao vivo atores que normalmente só veem em casa", frisou.

"Vai ser uma série familiar, como é o ambiente que aqui se vive. A história centra-se nas aventuras dos jovens que vêm com os pais ou com os avós para esta região e a série terá todos os ingredientes para prender os espectadores. No fundo é um projeto que nos remete um bocadinho para o conforto da nossa adolescência e onde se juntam gerações", avançou Daniel Deusdado.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, "Verão M" vai "percorrer os espaços que temos na nossa terra, vai estar centrada na boa onda do verão, numa praia de bandeira azul, conhecida no país e no estrangeiro". "Vai falar das nossas histórias e vai colocar a nossa paisagem e as nossas gentes nas histórias das personagens que vão ser criadas nesta série", frisou.

De acordo com a realizadora Patricia Sequeira, "esta é uma série familiar que se baseia nas aventuras dos jovens que vêm com os pais ou com os avós para esta região, onde não vai faltar uma história de amor que tem Moledo como elo de ligação".

"Verão M" tem estreia marcada para o segundo semestre de 2018.

Foto: Facebook Caminha Município / Luís Valadares

Comentários