Artigo

Liliana Santos treina para polícia marítima em "Mar Salgado"

Liliana Santos ainda está no ar na RTP, na série "Bem-Vindos a Beirais", mas está já a gravar a nova novela da SIC, "Mar Salgado". A atriz vai interpretar uma polícia marítima e já começou a treinar...

Teve de fazer alguma preparação especial para o papel de polícia marítima?
Começámos a gravar há dois meses e meio e estivemos em formação na capitania de Setúbal, onde tivemos formação teórica e um bocadinho de prática. Fizemos algumas abordagens a barcos para sabermos como devemos atuar. Também estivemos a conhecer a parte da costa junto à Serra da Arrábida.

Foi necessário aprender a manejar armas e a ter conhecimentos mais aprofundados do mar?
Tivemos algumas noções básicas, mas o tempo é tão curto para tanta coisa que tudo vai sendo feito à medida das nossas necessidades. Até agora ainda não houve cenas em que fosse preciso usar armas. Sabemos como as devemos colocar, mas em termos de ação vamos ter uma formação, certamente.

Nesta nova novela da SIC vai contracenar diretamente com quem atores?
O meu “pai” é o António Cordeiro e a minha “mãe” a Rosa do Canto. O José Mata, o Luís Barros e a Filipa Areosa são meus “irmãos”. Temos uma família um bocadinho extensa, estamos todos em casa e é uma animação. É uma família com um estilo muito italiano, falam todos em simultâneo, é muito engraçado.

Como irá ser o enredo à volta da sua personagem?
A minha personagem chama-se Eva e faz parte da família Pelicano. É muito focada no trabalho e, como polícia que é, impõe muitas regras a ela própria. É muito rígida.

Como foi despir a personagem de "Bem-vindos a Beirais” e entrar imediatamente na novela "Mar Salgado"?
A preparação para esta personagem começou ainda eu estava nos "Beirais" e, realmente, não foi muito fácil. Estamos inseridos noutro núcleo de atores, estamos com emotividades ainda de outro projeto e, de repente, já estamos a pensar no próximo. Não foi fácil mas tive que seguir em frente o mais rapidamente possível.

Não sentiu que precisava de uns dias para desligar?
Estive uns dias sem gravar e os ensaios e a formação ajudaram-me muito a fazer o tal “click” para a próxima personagem. Na altura acusei um bocadinho o cansaço, porque houve uma altura em que estava com os "Beirais", o "Desafio Total" e o "Mar Salgado". Mas como faço o que gosto, acho que isso torna tudo mais fácil…

E gosta mais deste formato de novela ou de série, como o de "Beirais"?
São formatos bastante diferentes. Normalmente, em série, as coisas processam-se de forma mais tranquila, o que não foi o caso de "Beirais", que tem um ritmo muito intenso. São bastantes os dias de gravação por semana e não senti um choque tão grande na passagem da série para a novela. O ritmo e o método de trabalho são semelhantes, até porque a “casa” (SP Televisão) é a mesma.

Comentários