Artigo

Lucro da RTP caiu 62% em 2013

O resultado líquido da RTP recuou 62% no ano passado, face a 2012, para 15,5 milhões de euros, com o impacto do Eurogreen, anunciou hoje a empresa.Em 2012, o resultado líquido da RTP tinha sido de 41,4 milhões de euros.

A quebra do lucro deveu-se ao impacto financeiro do valor de mercado do veículo financeiro Eurogreen (empréstimo), o qual está associado à evolução das taxas interbancárias Euribor, de acordo com a informação da empresa. No entanto, o resultado líquido foi 13,1 milhões de euros acima do que estava previsto para o orçamento do ano passado.

O resultado operacional cresceu 16% para 25,6 milhões de euros em 2013, ou seja, mais 13,6 milhões de euros do que estava previsto no orçamento.

A contribuição audiovisual no ano passado totalizou 151,9 milhões de euros, dos quais 12,1 milhões de euros correspondem à recuperação do montante que estava em dívida pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), um efeito não recorrente.

Os gastos operacionais com fornecimentos e serviços externos totalizou 35,6 milhões de euros no ano passado, uma redução de 11% face aos 39,9 milhões de euros em 2012.

"De salientar que em 50% do seu valor, a RTP tem fraca ou nula capacidade de negociação ('price taker'). Referimo-nos ao preço da rede de teledifusão, de circuitos e satélites internacionais, aos direitos de autor ou mesmo ao preço da eletricidade consumida", disse o presidente da RTP, na apresentação de resultados.

@Lusa

Comentários