A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu um processo contraordenacional contra a SIC devido à transmissão do filme do filme "Magic Mike" em horário nobre. A abertura da análise partiu depois de um espectador ter enviado uma carta à ERC.

O filme protagonizado por  Channing Tatum, Matthew McConaughey e Alex Pettyfer foi transmitido pelo canal a 25 de março, depois das 15h30. Para a entidade reguladora, não é apropriado passar "Magic Mike" no horário nobre  "por conter imagens de nudez e com cariz sexual, de caráter fortuito, linguagem obscena e por glamorizar o consumo de álcool e drogas".

"É suscetível de influir de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes, sendo o seu horário de exibição, entre as 15h39m e as 17h50m, num sábado, sem ser acompanhado da difusão permanente de um identificativo visual apropriado, em violação do artigo 27.º, n.º 4, da Lei da Televisão, instaurando-se, em consequência, procedimento contraordenacional contra o operador de televisão", explica a ERC no site oficial.

Segundo a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (ou IGAC), o filme "Magic Mike", realizado por Steven Soderbergh, deve ser visto por jovens com mais de 12 anos. No site, a SIC recomenda o acompanhamento parental.

Caso se dê como provado que incorreu numa contraordenação grave, a SIC poderá ser multada com uma coima entre os 20 mil e os 150 mil euros, avança o Correio da Manhã.